sexta-feira, 18 de junho de 2010

A VIZINHA DO LADO

.
.
.
A fotografia é da galáxia Andrómeda, a mais próxima da nossa Via Láctea. Está muito perto. Parece brincadeira dizer isto porque a luz, que se desloca a 300.000 km por segundo, leva 2,5 milhões de anos a viajar desde a Adrómeda até à Terra; mas, em termos astronómicos é muito pouco.
É difícil de descortinar a olho nu e, quando se vê, é apenas uma insignificante mancha luminosa correspondente à parte central mais luminosa. Com auxílio de poderosos telescópios, como o usado nesta fotografia, provavelmente o da Montanha Palomar, tem diâmetro 7 vezes maior que o diâmetro da Lua, se falarmos em dimensões angulares, sem considerar as diferenças das distâncias. A fotografia é uma montagem para comparar esses diâmetros angulares. Digamos que a Lua tem a dimensão de meio grau no Céu e a Andrómeda 3,5 graus, números redondos.
.
Os dois corpos azuis, vistos do vermelho, têm dimensões angulares iguais
.
Pouco maior que a Via Láctea, é nitidamente espiral, facto visível na fotografia, com o centro mais iluminado e pouca luz à periferia. As duas galáxias fazem parte do que se chama o "Grupo Local", cluster de galáxias em que as outras são muito mais pequenas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário