quarta-feira, 16 de junho de 2010

POVO JUDEU


Lembro-me de sempre ter lido e ouvido polémica sobre a existência de um grupo étnico judeu. Ou seja, se ser judeu é pertencer a uma raça, ou simplesmente ser seguidor de uma religião.
Dois estudos recentes, referidos no “New York Times”, comparam o genoma de populações judias de vários países com o das populações com quem residem e a conclusão é de que parte dos genes judeus é semelhante aos dessas populações. Mas outra parte significativa corresponde aos de populações que viveram no Médio Oriente há 3.000 anos. Há assim no povo judeu – parece agora poder falar-se assim – um património genético partilhado, o que lhe confere estatuto de etnia com origem comum.
Colateralmente, os estudos põem em evidência o facto do cruzamento entre judeus e outras populações ser muito mais frequente do que se imaginava, e ter ocorrido há já longo tempo, mostrando tal que a comunidade não seria tão fechada ou isolada como hoje se pensa. Há ideias feitas que resistem ao tempo, por vezes para lá da comprovação da falsidade do clichê.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário