quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SÃO "FESES"

.

Como pessoas cultas, todos sabem o que é a radiestesia, ou radioestesia. Dispenso-me de dizer que é a capacidade de detectar radiações, emanações, energias, fluxos, blá, blá, blá emitidos por seres vivos e elementos da natureza. Estão a perceber? Eu também não, embora haja quem não perceba, mas acredite.
É praticada, entre outros, por personagens que empunham duas varinhas, em L ou Y, e percorrem campos em busca de água subterrânea, através dos fluxos que captam nas ditas varinhas. Chamam-lhes vedores, se não erro, e acho que são, ou eram, muito solicitados nas aldeias para detectar nascentes e coisas similares.
Até aqui, ainda não aconteceu nada! Só começou a acontecer quando li que, no Reino Unido, 12 das maiores companhias abastecedoras de água recorrem ao serviço de radioestesistas para detectar fugas na rede.
Chegado a este ponto, fui ver, como a personagem dos versos de Augusto Gil e o que encontrei não foi neve que caía do céu, branca e leve, branca e fria, mas estudos científicos que mostram serem os resultados da técnica radioestesista, na pesquisa de água, iguais aos obtidos pela procura aleatória, ou seja, ao acaso.
Em consequência, e até prova em contrário, a radioestesia é um flop e não se entende porque num País tão fino e aromático como o Reino Unido, 12 grandes companhias continuam a acreditar nele. São fés, ou feses, provavelmente.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário