sexta-feira, 24 de novembro de 2017

VAMOS TODOS ESPORULAR

.

Sabia que debaixo dos seus pés, quando caminha na rua, na praia, ou no campo, e até profundidades que podem chegar a centenas ou milhares de metros, existem seres vivos procariotas — como as bactérias — em número total de milhares de milhares de milhares de milhares de milhões? Tal número corresponde a duas a vinte vezes as células que vivem nos oceanos e a um terço da biomassa da Terra toda.
A água infiltra-se nas fendas das rochas até quilómetros de profundidade e assegura a viabilidade dessas células, embora possa atingir temperaturas de 60 graus centígrados. Células que chegam a durar milhares de anos, reproduzindo-se por divisão cada mil anos. Para ter uma ideia do que isto representa, diga-se que uma bactéria como a E. coli do intestino, divide-se cada 20 minutos.
Alguns desses micro-organismos podem formar esporos resistentes ao stress e permanecer inactivos para aguentar condições extremas no subsolo.
Provavelmente — suspeito —, alguns papagaios de 100 anos, tartarugas de 150, ou baleias de 200, também formam esporos. Começo a pensar seriamente em esporular eu próprio.

.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário