segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SOMOS TODOS PEÇA DE GERINGONÇA: BRILHANTE!

.


.
Em 1942, Einstein ensinava na Universidade de Oxford e preparou para os alunos séniores de Física um exame exactamente igual ao do ano anterior para os mesmos alunos. Um assistente chamou-lhe a atenção dizendo: Dr. Einstein, as perguntas são iguais às do ano passado. Einstein olhou para ele e respondeu: é verdade, as perguntas são as mesmas, mas as respostas agora são diferentes. Tudo muda.
A história é contada por Paul Rulkens, engenheiro químico, actualmente especialista em performance — a "arte de conseguir sucesso empresarial de forma rápida e elegante" —, seja o que isso for, e é contada num vídeo TED intitulado "Porque a maioria está sempre errada".
Rulkens opina que o Homo sapiens actual funciona em piloto automático, sem um mínimo de racionalidade, condicionado pela hábito, pela tradição, cultura, religião e por aí fora. Dá o exemplo do indivíduo que, para jantar, come qualquer resto que tem em casa, encomenda uma pizza, vai ao restaurante e coisas assim, e nunca se lembra de ir à autoestrada próxima ver se encontra algum animal morto para cozinhar e comer. Estamos condicionados e não temos livre arbítrio, diz.
É um janota finório e com graça que sabe levar a vida com conversa divertida. 

.

Sem comentários:

Enviar um comentário