sexta-feira, 1 de junho de 2018

SÃO OS FLUXOS PIROCLÁSTICOS

..
.
Arqueólogos italianos descobriram os restos mortais de um homem que foi esmagado por uma pedra quando tentava escapar à erupção do Vesúvio que destruiu a cidade de Pompeia.
Ao realizar novas escavações no local, foram encontrados os restos mortais da vítima, quase dois mil anos depois da sua morte na antiga cidade romana, em 79 d.C. O esqueleto estava preso sob a pedra e os cientistas afirmam que o impacto provavelmente esmagou a parte superior do corpo.
Apesar disso, a vítima, com pelo menos 30 anos, sobreviveu à primeira fase da erupção, tendo conseguido escapar com sucesso por um beco. Nesse local, no entanto, foi atingido pelo maciço bloco de pedra – algo que terá caído de um edifício – e que terá sido arremessado contra ele pela força do fluxo piroclástico do Vesúvio.
Os fluxos piroclásticos são o resultado devastador de algumas erupções vulcânicas, sendo uma mistura ardente de gás, fragmentos de lava e outros detritos arremessados por um vulcão que podem atingir uma velocidade de até 160 quilómetros por hora.
....

Sem comentários:

Enviar um comentário