---
---Num texto intitulado “Hipervalorizando a confiança, esquecemos o poder da humildade”, Jacob Burak escreve assim:
---
Se tivesse alguma humildade, seria perfeito, supostamente terá dito o magnata Ted Turner, em 1990(s), em momento de exuberância narcisista. Embora Turner tenha sido mais humilde desde então, actualmente, várias gerações de empresários cultivam igual arrogância.
Porquê ser humilde? Aristóteles terá dito: Todos os homens, por desejo natural, querem saber”. A humildade intelectual é um caso particular de humildade dado que se pode “descer à terra” no que respeita a muitas coisas e ignorar as nossas limitações intelectuais.
Humildade intelectual significa reconhecer que não sabemos tudo ― e o que sabemos não deve ser usado para nossa exclusiva vantagem. Pelo contrário, é prudente aceitar a probabilidade de estamos errados em relação ao quanto compreendemos e procurar nos outros o que nos falta. A falta de "espírito de equipa" não prejudica apenas no futebol onde a prática do "a bola é minha" leva ao desastre. Pelo contrário, é nas sofisticadas actividades intelectuais que tal comportamento é mais pernicioso e, infelizmente, ... mais frequente.
-
Sem comentários:
Enviar um comentário