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Alex Gourevitch é professor de Ciência Política
na Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, e escreveu há tempos o seguinte: "O socialismo,
como possibilidade, existirá enquanto o capitalismo for uma realidade". Do
alto da minha ignorância em matérias destas e não só, não posso estar mais de
acordo.
Mas Gourevitch explica mais. O socialismo no
estado embrionário, tal como concebido no fim do Século XVIII e
princípio do XIX pelo galês Robert Owen e pelo francês Charles
Fourier, era a mera associação voluntária de proprietários que colaboravam no
trabalho da terra e distribuíam o lucro da produção de forma igualitária. A
ideia era eliminar a pobreza e combater a criminalidade, ao racionalizar o
esforço laboral. No fundo tal socialismo resumia-se a cooperativismo.
Hoje, tal ponto de vista surpreende, pois todos
associamos socialismo a estado e não a comunidades voluntárias, o que configura
deturpação de uma boa e generosa ideia. O estado socialista foi uma invenção de
gente como Louis Blanc e Karl Marx que partiram da sinistra ideia, não de que a
propriedade privada era má em si, mas de que era controlada de forma monopolista
por uma classe particular e que a única solução para transformar a sociedade
era tomar de assalto o poder e expropriar a classe capitalista, se necessário à
cachaporrada.
O generoso pensamento de Robert Owen e Charles Fourier acabou
por dar lugar a coisas sinistras como os regimes de Stalin, Mao, Kim iL-Sung,
Fidel e mais uns tantos figurões que são a vergonha da humanidade.
O socialismo, como diz Gourevitch, não pode ser uma
teoria política "contra qualquer coisa", pecha dos socialistas—e já
não estou a falar de "abortos" socialistas como o estalinismo, o
maoismo, rebabá. Estou a referir-me à vontade estatizante dos governos que nunca
gerem nada capazmente, como está á vista na TAP, no Metro e na Carris e esteve
à vista nos Estaleiros de Viana do Castelo.
O capitalismo instalou-se nas sociedades
naturalmente, fisiologicamente, quase pacificamente. Tem imensos defeitos que
precisam de muita grosa para o desbastar; mas o caminho é esse, com bons modos
e aceitação maioritária, não com teorias/conversas de encher chouriços misturadas
com ética republicana a cheirar a bafio e outras trampas que tais.
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