segunda-feira, 21 de junho de 2010

EÇA, PORTUGAL, GRÉCIA E CONTRAFACÇÃO

.
A Dr.ª Fernanda Sachse, grande amiga e generosa bastante para fazer a leitura crítica deste blog, enviou-me um comentário ao post em que Eça de Queirós é citado como tendo feito a comparação de Portugal com a Grécia, em 1872. Diz-me a Fernanda que não encontra no livro “Uma Campanha Alegre” a passagem correspondente à citação.
Confesso que havia lido o livro já há muitos anos e, por isso, não me lembrava se o texto era genuíno ou não. Havia-o encontrado no “Jornal de Negócios” online de 13 de Maio de 2010
- http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?id=425373&template=SHOWNEWS - em texto assinado por Celso Filipe, e não me passou pela cabeça que pudesse ser contrafacção. Entretanto, fui confirmar no livro a que tenho acesso, diferente da edição da Livros do Brasil indicada pelo jornalista e, em Janeiro de 1872, efectivamente, não consta nada parecido com aquilo. Até prova em contrário admito ter sido enganado e tomo nota para no futuro não transcrever mais prosa sem confirmação prévia, seja de jornais, revistas, ou livros.
Se estou errado, peço desculpa ao jornalista. Se estou certo, peço desculpa aos leitores e à Dr.ª Fernanda Sachse, a quem agradeço e mando um xicoração.
.

2 comentários:

  1. Um abraço Dr Cirne, todos os dias aprendo com tanta coisa que me ensina

    ResponderEliminar
  2. Não ensino e , o que é pior, não aprendo nada. Mas continuo a tentar - é o mínimo que posso fazer. Um Xi.

    ResponderEliminar