quarta-feira, 30 de março de 2011

ESQUECER COMO LEMBRAR!

.
Um grupo de casais de meia idade conversam durante o jantar. Harry  fala do restaurante novo onde foi recententemente com a mulher. Perguntam-lhe como se chama o restaurante e Harry tem uma “branca”. Interroga os companheiros sobre o nome da flor que cheira bem e tem espinhos. Rosa, dizem-lhe os amigos. Harry volta-se para a mulher e diz: Rosa qual é o nome daquele restaurante onde fomos na outra noite?
Deixamos de precisar da memória. Os números dos telefones estão guardados no telemóvel, os endereços no computador, a máquina de calcular faz as operações por nós, e os museus, as fotografias, os media digitais e os livros funcionam como armazéns da memória que antes usávamos. Não decoramos poemas, histórias, e factos que eram a base da vida das pessoas.  Na realidade a sociedade mudou tanto que já não nem conhecemos as técnicas para lembrar essa base. Muito simplesmente, estamos a esquecer como havemos de nos lembrar.
Este trecho delicioso é apenas parte do texto escrito por Robin McKie no jornal “The Guardian”. Vale a pena ler tudo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário