quinta-feira, 31 de agosto de 2017

LUIS CLAUDIO MORGILLI

...
...

GFUTERRES ESTÁ PREOCUPADO E INQUIETO

...
...
"O Secretário-Geral continua extremamente preocupado com a situação e está inquieto com o aumento da retórica de confrontação", declarou o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, no seu encontro diário com a comunicação social. Dujarric referia-se às investidas bélicas de Kim Jong-un e aos seus arrotos atómicos.
Devo dizer que fiquei mais tranquilo porque se pode depreender das palavras do porta-voz que Guterres "continua" e "está" — não sei se ainda mexe mas, pelo menos,"continua" e "está", o que é alguma coisa.
Ficamos, contudo, sem informação sobre que consequências terão a preocupação e a inquietude de Guterres. Sei que Kim Jong-un sente grande constrangimento com os sentimentos do Secretário-Geral. Diz-se que reduziu a dose de queijo Emmental a meio quilograma diário porque anda anoréxico. Mas, sobretudo, pensa deixar de arrotar a plutónio, como tem feito ultimamente.
Guterres é capaz de resolver grandes crises, quase sem mexer uma palha, esta a sua grande especialidade — basta-lhe um nadinha de preocupação e uma mão cheia de inquietude.

...

FRECCE TRICOLORI

...
...
A Esquadra Acrobática Frecce Tricolori da Força Aérea Italiana, com aviões Aermacchi MB-339, em exibição nos céus de Veneza
...

HISTÓRIAS DE PIRATAS E RAINHAS

...
...
[...] Francisco Louçã amofinou-se, porque os manuais tratam os meninos como "garbosos candidatos à aventura de piratas" e as meninas como "nenúfares caminhando para rainhas". Acontece que realmente e em regra, os meninos não sonham ser rainhas, vestidos de cor-de-rosa e não há grande registo de meninas que anseiem pela vida de piratas. As coisas são assim, por muito que o BE ensaie acampamentos para jovens forçados a partilhar balneários e WC, convencidos de que isso sim, é ser moderninho.[...]...
.
Nuno Melo in "Jornal de Notícias"
...

NEM UM RATO PARIDO

...

David Davis, negociador do Brexit por parte da Grã-Bretanha, anunciou que foram feitos "progressos concretos". Michel Barnier, por parte da União Europeia, informou que não foram feitos "progressos nenhuns". Quando as coisas chegam ao ponto de nem sequer haver acordo sobre a quantidade do progresso, fica claro que a negociação nem um rato pariu. 
Aliás, com um Ministro dos Estrangeiros como Boris Johnson, de admirar seria que se chegasse a algum lado.
...

AINDA O "PRÒ MENINO E PRÀ MENINA"

...

...
A recomendação de retirar os livros da Porto Editora "prò menino e prà menina" veio do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita. Pedro Rolo Duarte explica-nos no site SAPO.PT porque Cabrita era o homem indicado para fazer a recomendação e diz assim:

[...] Pois bem, o ministro chama-se Eduardo Cabrita. Olhando o seu currículo percebe-se claramente a propriedade que lhe assistiu na recomendação que fez: foi secretário de estado adjunto da Justiça, ficou conhecido pela lei do arrendamento do PS e, nos tempos de Guterres, foi alto comissário de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território. Ah, é verdade: também foi deputado. Quem poderia estar mais habilitado a palpitar sobre um livro pré-escolar de actividades para crianças? E quem poderia fazê-lo melhor de olhos fechados, “emprenhando pelos ouvidos”, como diz o povo, dado que claramente apenas viu as duas páginas polémicas que criaram todo o caso? Só mesmo Eduardo Cabrita. O território, a justiça e o arrendamento são a base essencial das edições infantis, como bem sabemos.

.
Está explicado, prontes...
...

PRÒ MENINO E PRÀ MENINA

.
...
Clique na imagem e ouça o que Ricardo Araújo Pereira diz sobre os livros prò menino e prà menina
...
(Deve "baixar" a imagem até encontrar o vídeo e activar o som quando  lá chegar)
... 

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PABLO PICASSO

...

O REPÓRTER DA CIDADE

...
...

ESTÁ NA CARA

.
.
...
Na newsletter diária do PSD, Maria Luís Albuquerque assina um artigo de opinião, no qual considera que hoje é um dia histórico na indústria portuguesa, infelizmente pelas piores razões já que “pela primeira vez em 26 anos, desde que a fábrica da Volkswagen se instalou em Portugal, realiza-se uma greve”.
...

CHINA

...

...

EM LUTA

....
....
Quando a VW for para a América do Sul, ou para Espanha, é que vai ser uma luta
...

ÍNTERIM

...
...

INDIGNAÇÕES SELECTIVAS E NÃO SÓ

.
...
Clique na imagem para ver/ouvir um vídeo
...

NENHUMA NO CRAVO, TODAS NA FERRADURA

...



.
...
.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

RONALDO TAMAYO

...
...

PASSADIÇO

....
...

AUSENTE EM PARTE INCERTA

...

Rachel Sylvester é colunista política no The Times desde 2008, tendo colaborado antes no Daily Telegraph e no The Independent on Sunday. Hoje escreve uma crónica sobre Boris Johnson, actual Ministro dos Estrangeiros Britânico, com o esclarecedor título "O Nosso Ministro dos Estrangeiros É uma Anedota Internacional".
A páginas tantas, diz: Boris Johnson está a tornar-se o "Onde Está o Wally" da diplomacia internacional. Por todo o mundo, as placas tectónicas da geopolítica estão a mover-se e, neste tempo de enorme importância planetária, o nosso Ministro é invisível no palco internacional.
E acrescenta: Na ameaça nuclear da Coreia do Norte, na crise da Arábia Saudita e Qatar, no atrito entre os Estados Unidos e a China, é irrelevante. Sobre a Síria, Afeganistão, Iraque, Irão, Rússia, Venezuela, Turquia e Iémene é incoerente. Ocasionalmente, aparece na televisão para mostrar que ainda está vivo, blá, blá, blá.
Sempre achei Johnson um pateta insensato — melhor dizendo, completamente destituído de senso comum. Vive na política a debitar bitaites mas, quando chega a hora de fazer,... nicles batatóides. O que espanta é como um tipo destes faz carreira numa terra como o Reino Unido.

...

CONCERTO EM ENGETRIED

...
...
Alguns dos 300 músicos que tocaram recentemente num concerto de trompa alpina na região de Engetried, no Sul da Alemanha
...

COSTA É TOSCO


...
...
Tive um director de serviço que não autorizava os colaboradores a publicar trabalhos da especialidade sem que ele os lesse. E, exigente como era, quase sempre, depois de ler e atirar os papeis do manuscrito e os óculos para cima da mesa, dizia: está tosco — o que encerrava o assunto e implicava voltar tudo ao princípio, sem mais explicações ou considerandos.
Lembrei-me disto — vejam lá! — a propósito de António Costa, mais conhecido por "Nosso Primeiro"; e, quem fez tropa, percebe o porquê do cognome. Costa que sempre se distinguiu por trato fino, subtil e delicado, e pela preocupação de cultivar comportamentos próprios de gentleman, como aconteceu com Seguro no PS e com a geringonça para trepar ao poder depois de perder as eleições, mantém o mesmo registo, agora que é Primeiro-Ministro, o que não surpreende. 

Ontem, referindo-se à Presidente do CDS, Assunção Cristas, chamou-lhe "aquela senhora que foi Ministra da Agricultura", o equivalente a Assunção Cristas se referir a ele como aquele senhor que foi Presidente da Câmara de Lisboa.
"Costa é tosco" é um bom slogan para campanha eleitoral; e digo isto porque há quem goste e ache graça — até considere uma virtude. O tosco é desenrascado, não se perde com pormenores inúteis, sejam protocolares ou outros, encaixa bem as caneladas do adversário e chuta a bola para a frente com determinação e sem discernimento.
E a Ética? 

Ética!? Que é isso? — Costa já fez duas ou três borradas major e está disponível para fazer todas as que forem necessárias para continuar a governar. Costa é tosco: Ponto
...

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

VENEZA

...
...

É A VIDA !

...
...
Se bem se lembram, isto antigamente era o local onde os peões circulavam nas povoações. Mas vivemos num mundo em transformação e tudo muda. É a vida — Guterres dixit.
...

O "MELÃO" DO REINO UNIDO

.
...
O representante da União Europeia nas negociações do Brexit, Michel Barnier, pediu ao representante do Reino Unido, David Davis, para acabar com as ambiguidades e "começar a negociar com seriedade". Davis "fez-se de parvo" e "embrulhou o melão". 
O Reino Unido calçou uma bota que está mais difícil de descalçar do que parecia à primeira vista aos beefs.
...

PIRILAMPOS

...
...
Atracção turística da Floresta de Tlaxcala, no México
...

COMBOIOS DO MUNDO

...
...

O QUERIDO KIM

...
.......
"As invencíveis forças navais (norte-coreanas) estão unidas na sua determinação de afundar a totalidade dos Estados Unidos, se esse país trouxer nuvens de guerra ou de agressão ao nosso território".
O transcrito em cima está publicado num jornal da Coreia do Norte, segundo os órgãos de informação ocidentais. É o género de prosa de estilo mais fascista do Século XXI, e de quase todo o Século XX — exclui-se a conversa de Hitler e Mussolini. Mas há quem goste. Não a China, que fica embaraçada com Kim Jong-un, e provavelmente Nicolás Maduro que nem deve saber onde fica a Coreia.
Por cá, Jerónimo ouviu em tempos as dúvidas de Bernardino Soares sobre a democraticidade da Coreia do Norte e evita falar disso — com pena, porque aquilo é o género de regime em que o povo é apascentado por iluminados pelo socialismo científico do camarada Marx. Jerónimo cala, mas apoia e consente — tomara que Portugal fosse igual.

.
...

PAISANADAS

.


[...] Ainda nas Forças Armadas, soube-se (na ressaca de Tancos) que por «ausência de recursos próprios» são contratadas empresas privadas, por ajuste directo, para assegurarem a «vigilância e segurança» de vários estabelecimentos militares.
O gabinete do ministro da Defesa ‘sacudiu a água do capote’ e colocou o assunto na alçada dos chefes dos ramos das Forças Armadas. E ninguém se interroga sobre o caricato da situação? Saberemos um destes dias que as esquadras da PSP - ou os quartéis da GNR - também contratam empresas privadas para montar sentinelas?
Que país é este? [...]
.
Dinis de Abreu in "Sol"
...

domingo, 27 de agosto de 2017

ANDRE KOHN

...
.

COISAS DE OUTRO MUNDO

...
...
Dança tradicional em Gayo Luces, Província de Aceh, na Indonésia
...

FURACÃO HARVEY

...



...
Texas, 26 de Agosto de 2017
...

É COMPLICADO

...
...
Este é o destroyer americano que chocou recentemente com um navio-tanque na proximidade de Singapura. É o segundo acidente do mesmo género ocorrido nos últimos tempos com navios da 7ª Esquadra. Como é possível isto, com os recursos de navegação existentes actualmente?
Parece que é fadiga do pessoal e falta de treino. A frota foi diminuída naquela região nos últimos anos, mas as missões aumentaram. Cada vez que Kim Jong-un dá um arroto, a frota levanta ferro — não há descanso nem treino: os tripulantes chegam a estar em serviço activo no mar 108 horas por semana, o que corresponde a mais de 15 horas por dia. Adicionalmente, os oficias da ponte são, cada vez mais, jovens recém saídos da Academia, com pouca experiência e apoio. Dá bota, está mesmo a ver-se. É como conduzir um veículo igual a 300 tractores em caminho não sinalizado e com má visibilidade, explica um comandante retirado.
.
...
O destroyer em apreço
...

GUERRAS DE BACO

...
...
No Sul de França rebentou a guerra entre os produtores de vinho e os importadores de outros países da UE. Para assentar ideias, os produtores invadiram o armazém de um importador e lavaram a estrada com "tintol". ...
...

BY THE WAY . . .

... 
...
É quase hora de almoçar e o "The Times" sugere presunto de porco preto do Alentejo, alimentado a bolota, acompanhado por vinho tinto "Dona Maria".
.
Not bad ! . . .
-

AS ESTÁTUAS FORAM "DE CANA"

...
...
Algés, 26-08-2017
...

sábado, 26 de agosto de 2017

WILLIAM H. JOHNSON

.
...

LA ESTRELLA, A POVOAÇÃO COM DOIS RESIDENTES

...

...

A MATEMÁTICA É UM CONCERTO OU UMA PAUTA ?

...
.
Quando desenhamos um átomo, fazemo-lo como se tratássemos de uma estrutura semelhante ao sistema solar, com o núcleo no lugar do Sol, no centro, e os electrões a circular em volta como Mercúrio, Vénus, Terra e por aí fora, cada um sempre no mesmo plano. Na realidade, o movimento dos electrões dos átomos não desenha um figura plana, seja círculo, seja elipse, mas uma figura em três dimensões que pode ser, ou não, uma esfera. As possíveis posições de cada electrão do átomo são dadas pela chamada Equação de Schrödinger, uma tremenda trapalhada para quem não é matemático. E chegados aqui, perguntar-se-á: Então, os electrões sabem Matemática e conhecem a Equação de Schrödinger? Naturalmente que se trata de anedota e os pobres electrões não fazem a mais pequena ideia daquilo que estamos a falar. 
Serve isto para dizer que o que chamamos Matemática não é exactamente Matemática, o que parece complicado e passo por isso a tentar explicar. 
A música, por exemplo, é uma combinação de diferentes sons associados em séries sucessivas, de acordo com critério estético (talvez não seja só isto, mas serve assim). O compositor começa por fazer a associação, que depois experimenta, apura, refina e escreve finalmente numa pauta. Pergunta-se então: O que é a música? É a versão final que os instrumentos tocam, ou é a pauta? Naturalmente, é o que os instrumentos tocam. E assim, também a Matemática não é a equação de Schrödinger, mas antes o comportamento dos electrões em volta do núcleo atómico. A equação é resultado efluente do fenómeno físico, como a pauta musical decorre do trabalho criativo do compositor. Deste ponto de vista, a Matemática está para a disciplina que se ocupa dela como  o concerto está para a pauta. A Matemática é o Universo.
.
...