sábado, 2 de junho de 2018

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FÍSICA ATÓMICA

Os antigos pensavam que tudo era feito de 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter — ainda há quem assim pense e coisas piores! 
Em 1869, Dmitri Mendeleev já sabia que tudo era feito de átomos e organizou a "Tabela Periódica dos Elementos", com 118 diferentes.
Depois, outros chatos vieram dizer que os átomos eram todos semelhantes, constituídos por protões e neutrões num núcleo, à volta do qual gravitam electrões, e diferiam uns dos outros apenas pelo número dessas partículas. A seguir, um senhor chamado Anderson-qualquer-coisa descobriu o positrão. Depois, descobriram o pion, o muon, o meson, o lepton, os quarks, rebabá, e traz-me cá que eu assino.
Hoje a Física Atómica é de "perder a pinha", mas é bonita e dá uma conversa que faz muita toilette. Eu tenho dias em que os meus muons andam um nadinha acelerados e dias em que são os pions a travar. Acho que depende do tempo, embora  a conversa do Bruno de Carvalho também tenha influência, sobretudo nos neutrinos, nos leptons e nos bosões de Higgs.
.
..

Sem comentários:

Enviar um comentário