sexta-feira, 8 de maio de 2015

OUVIDE AGORA SENHORES UMA HISTÓRIA DE PASMAR

.

No dia 1 de Maio de 1915, o navio inglês RMS "Lusitania" partiu de Nova-Iorque para Liverpool. A 7 de Maio, foi torpedeado por um submarino alemão. O capitão, julgando ser o único a bordo, subiu por um cabo para evitar ser arrastado para o mar e poder ficar com o navio até ao fim. Agarrou-se entretanto a um remo e depois a uma cadeira. Verificou então que havia mais gente a bordo, arrastada pelo navio que se afundava. Viria a ser encontrado e salvo mais tarde por um pequeno vapor chamado "Bluebell", e levado para Queenstown. Turner, assim se chamava o capitão, foi humilhado e desprezado pelo sucedido. Julgado, foi absolvido, mas o labéu ficou.
Em 1916, foi nomeado capitão do navio SS "Ivernia", fretado para transportar tropas britânicas. No dia de Ano Novo de 1917, o SS "Ivernia", com 2.400 militares/passageiros a bordo, foi torpedeado por outro submarino alemão perto da Grécia. Afundou-se rapidamente, perdendo a vida 36 membros da tripulação e 84 militares. Desta vez, o capitão ficou na ponte até todos os sobreviventes da explosão do torpedo terem embarcado em salva-vidas, abandonando depois o SS "Ivernia" enquanto este se afundava.
Turner teve oportunidade de demonstrar que não era um "Schettino" e havia sido anteriormente vítima duma enorme injustiça pelo julgamento popular. Diz-se que há males que vêm por bem. Turner bem o pôde dizer.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário