terça-feira, 20 de junho de 2017

Ó VIZINHO, TEM LÁ GENTE ?

..


Exoplaneta é todo o planeta fora do sistema solar, que pode orbitar, ou não, uma estrela — como faz a Terra com o Sol — e que está, nalguns casos, numa posição compatível com a vida, ou seja, onde possa existir água no estado líquido. O primeiro exoplaneta foi identificado em 1992 e, desde então e até 1 de Junho pp, foram achados 3.610, dos quais 2.704 em sistemas planetários e 610 em sistemas multiplanetários.

O mérito deste avanço astronómico deve-se à Missão Kepler da NASA com a sonda do mesmo nome. A esperança é encontrar algures, num espaço que ultrapassa a imaginação, um planeta semelhante à Terra. Nós somos muito bons, quase os melhores, mas talvez a natureza, ou quem superintende nesta coisa da Cosmologia, se tenha esmerado um nadinha mais e feito coisa melhor — difícil, se pensarmos em Trump, mas possível talvez.
Graças ao Kepler, sabemos agora que talvez haja mais planetas que estrelas no Universo, se exceptuarmos o Benfica, o que é importante para planear futuras missões e aquisições de jogadores.
Há critérios definidos para considerar um corpo celeste como sendo um planeta. São exigidas múltiplas características e a "certidão" só lhe é passada se o corpo satisfizer 90%. Tal significa que o número agora achado deve estar aquém da realidade.
Perto de 550 dos planetas identificados são rochosos como a Terra — por oposição aos gasosos, como Saturno. Nove deles "vivem" na parte "habitável" do espaço que rodeia as suas estrelas, ou seja, com temperaturas que permitem a existência de água no estado líquido.
A esperança de encontrar vida fora da Terra está mais viva que essa vida — é verdade! Mas esperança só morre no fim e este está longe. Em 2018, o 
Transiting Exoplanet Survey Satellite da NASA  vai usar o mesmo método para explorar 200.000 estrelas "próximas" e procurar novos planetas, com foco especial nos de dimensão semelhante à da Terra. O homem moderno procura afanosamente vizinhos. Esperemos que a vizinhança seja boa — pelo menos, melhor que a dos países da Terra.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário