sábado, 17 de junho de 2017

ZUBENESCHAMALI

.
..
Publiquei hoje — e não há muito tempo — um post sobre a percepção, a alucinação, a ilusão e outras coisas "esdrúxulas", embora graves gramaticalmente. Quase logo a seguir, encontro uma estrela que vem mesmo a propósito, chamada Zubeneschamali, vejam lá! É a estrela mais brilhante da Constelação Libra e, por isso, também chamada ß Libra. A constelação, que se encontra a Sul para observadores no Hemisfério Norte, desenha, segundo acha gente com imaginação, um diamante.
E porque vem a Zubeneschamali, ou ß Libra, a propósito? Porque uns acham que é verde e outros não. Willian Tyler Olcott, autor de um livro sobre as estrelas, diz que é a única estrela verde à vista desarmada. E há quem diga que, para quem não é verde à vista desarmada, passa a sê-lo se vista com um binóculo. Perceberam? Eu não. 
Aqui está um exemplo do que fala Anil Seth no post em baixo e anterior a este. As percepções são fenómenos subjectivos, muito provavelmente dependentes da experiência e, por isso, não há duas iguais. Deve haver mais de 10 milhões de versões de Marcelo "Esteves" em Portugal, para não falar noutros países e continentes que ele vista semanalmente. Tal e qual!


Sem comentários:

Enviar um comentário