quinta-feira, 3 de maio de 2018

HISTÓRIAS MARÍTIMAS, PROVAVELMENTE TAMBÉM TRÁGICAS

.
.
O homem nasceu em África, tudo leva a crer os que estudam a sua origem. Daí, avançou para o planeta cuja dimensão é muito maior. Hoje, o H. sapiens encontra-se em todos os continentes. Como se fez a viagem, ou viagens, dessa gente toda quando não havia "TAP", "British Airways", "Air France", "Maersk Line", "K Line", rebabá?
A primeira coisa que se pensa é no "vai com pé", como diziam os timorenses há 50 anos. Mas "vai com pé" não dá para atravessar mares e muito menos oceanos. Iam em jangadas? Talvez, embora a navegação fosse uma lotaria e não se perceba como faziam a propulsão, só possível com o vento, ou à força de braço nos remos. 
Admitamos que nalguns casos tenha sido assim. Mas em 2003, por exemplo, arqueologistas encontraram na Ilha das Flores fósseis de Homo sapiens que tinha vindo de Java 80 mil anos antes. Se olharmos para o mapa, percebemos que a viagem teria de ser feita por mar na sua maior parte, se não toda. Mas há outros exemplos de migrações muito mais distantes.
Então, sugere-se agora que não terá sido sempre o homem a migrar isolado, mas todo o seu enquadramento. Sabe-se hoje que, depois dos tufões, comuns no Sudeste da Ásia, algumas partes da costa, com várias centenas de metros ou mais, podem ser destacadas do continente e andar à deriva por longas distâncias. Seriam "embarcações naturais", autênticos navios enormes, que levavam o H. sapiens à descoberta de novas paragens, à semelhança de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário