quinta-feira, 21 de março de 2019

EMIGRAÇÃO É OSMOSE

---
----
À medida que a população mundial aumenta, os números desse aumento têm implicações potencialmente catastróficas. Intermináveis debates sobre o problema não permitiram, até hoje, chegar à mais pálida solução aceitável. Talvez outra abordagem alternativa, baseada numa lei da Física possa reformular o problema. Com risco de hiper-simplificação, pode perguntar-se: e se encarássemos o fluxo da população como equivalente da osmose? 
Aprendemos na Física elementar que, se em recipiente dividido em duas metades separadas por uma membrana semi-permeável deitarmos água com concentrações diferentes de sal, ocorre um movimento da água do lado com menor concentração para o lado onde esta é maior, até as concentrações serem iguais de ambos os lados. 
Agora, imaginemos o mundo como um recipiente gigante dividido em várias fracções separadas por membranas semi-permeáveis ― fronteiras ― e, em vez de sal, alimentos, habitação e serviços essenciais. Neste cenário, o fluxo da população, de país para país, ocorre como consequência da diferença de bens, oportunidades e esperança.
Esta desvio de populações não é um dilema ético ou metafísico a ser resolvido ao nível de “nós” versus “eles”. Não é acerca do direito de possuir a nossa própria terra. Não tem nada com o reforço das fronteiras, ou o valor do indivíduo e dos grupos. As pressões geradoras de imigração têm de ser vistas como naturais e inevitáveis ― como reacções químicas ou fenómenos da Física. E deste ponto de vista, a redução nos gradientes é a única solução possível no longo praz
o.
---

Sem comentários:

Enviar um comentário