sábado, 23 de março de 2019

DA NOSSA MINUSCULARIA

---
------
O Universo é quase todo espaço vazio, sendo as distâncias entre as estrelas nas galáxias ― e as distâncias entre estas ― incompreensíveis para a escala da nossa mente, muito “curta”. Como disse o astrónomo americano Neil deGrass Tyson, o Universo não tem obrigação de fazer sentido para ti.
A galáxia mais próxima da nossa Via Láctea fica a 2 milhões de anos/luz. E, se é difícil conceber o que são 2 milhões de anos, fica claro que não concebemos a distância percorrida pela luz ― a quase 300.000 km por segundo 
 durante 2 milhões de anos. Uma enormidade!
A luz das galáxias mais distantes que os nossos telescópios conseguem ver, à velocidade de 300.000 km/segundo, partiu das estrelas dessas galáxias há 13 mil milhões da anos ― é muito tempo e muita distância, quase inacreditável.
E para terminar o desfiar de números, neste caso astronómicos propriamente ditos, direi que: a distância média entre estrelas na Via Láctea é de 4 anos/luz; a galáxia contém 300 mil milhões de estrelas, sendo o Sol uma delas; e que algumas dessas estrelas, tal como o Sol, são orbitadas por planetas semelhantes aos do Sistema Solar, incluindo a capacidade de suportar vida tal como a conhecemos.


---

Sem comentários:

Publicar um comentário