A maravilha que está aí em cima é o famoso quadro de van
Gogh—o maior génio da pintura de todos os tempos, digo eu porque sei—chamado "Flores
num Vaso Azul". Uma das maiores manifestações do génio de van Gogh são os
seus amarelos, lindos de morrer, que nunca ninguém conseguiu imitar. Aliás, aí
estão eles no quadro reproduzido. Mas sabem uma coisa? Eu digo: os amarelos do
quadro estão a virar para cinzento e alaranjado—uma lástima!
Porquê?, perguntar-se-á. Pois porque a vontade de fazer
melhor, às vezes, dá mau resultado. Os especialistas conservadores de colecções
públicas e privadas gostam de mostrar serviço e dizem aos proprietários, com ar
entendido: "Vamos envernizar os quadros, o que fazemos sempre". Fazem
sempre, mas não deviam! Aliás, van Gogh, enquanto vivo, nunca deixou envernizar
as suas obras. Depois de bater as botas, foram quase todos envernizados. Agora,
estudos finos e sofisticados mostram que, entre o verniz e a pintura, se forma
oxalato de cádmio que estraga as cores, especialmente o amarelo—logo a melhor
cor de van Gogh! (Figura ao lado ou em cima, conforme os monitores)
E maintenant? Maintenant, andam os técnicos sem saber muito bem que
fazer, mas a estudar a matéria. Pelo menos, já se percebeu que só alguns
vernizes são maus. E, com o progresso das técnicas, há-de surgir solução—vai-se
à Lua e mandam-se rovers para Marte e não se consegue restaurar um amarelo de van Gogh? Era
o que faltava!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário