domingo, 16 de setembro de 2012

AMARELO É DESESPERO

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A maravilha que está aí em cima é o famoso quadro de van Gogh—o maior génio da pintura de todos os tempos, digo eu porque sei—chamado "Flores num Vaso Azul". Uma das maiores manifestações do génio de van Gogh são os seus amarelos, lindos de morrer, que nunca ninguém conseguiu imitar. Aliás, aí estão eles no quadro reproduzido. Mas sabem uma coisa? Eu digo: os amarelos do quadro estão a virar para cinzento e alaranjado—uma lástima!
Porquê?, perguntar-se-á. Pois porque a vontade de fazer melhor, às vezes, dá mau resultado. Os especialistas conservadores de colecções públicas e privadas gostam de mostrar serviço e dizem aos proprietários, com ar entendido: "Vamos envernizar os quadros, o que fazemos sempre". Fazem sempre, mas não deviam! Aliás, van Gogh, enquanto vivo, nunca deixou envernizar as suas obras. Depois de bater as botas, foram quase todos envernizados. Agora, estudos finos e sofisticados mostram que, entre o verniz e a pintura, se forma oxalato de cádmio que estraga as cores, especialmente o amarelo—logo a melhor cor de van Gogh! (Figura ao lado ou em cima, conforme os monitores)
E maintenant? Maintenant, andam os técnicos sem saber muito bem que fazer, mas a estudar a matéria. Pelo menos, já se percebeu que só alguns vernizes são maus. E, com o progresso das técnicas, há-de surgir solução—vai-se à Lua e mandam-se rovers para Marte e não se consegue restaurar um amarelo de van Gogh? Era o que faltava!
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