sábado, 3 de junho de 2017

I AM A BUMPKIN

.



David Brooks é o colonista do New York Times que citei recentemente, a propósito da eleição de Trump — dizia Brooks: "Quando um tosco e imprudente como Trump chega a Presidente concorrendo com as elites da Nação, é sinal de que o problema  são as elites". Pois Brooks escreveu ontem outra crónica sobre o "paquiderme" em que faz um retrato perfeito do fenómeno, retrato que todos fazemos subconscientemente quando o alarve abre a boca mas temos dificuldade em "revelar". Não vou transcrever o texto todo porque nem é preciso — uma pequena parte diz tudo.
Começa por citar dois colaboradores de Trump que escreveram algures o seguinte, sobre a sua recente saída: O Presidente embarcou na primeira viagem ao estrangeiro com a noção clara de que o mundo não é uma comunidade global, mas uma arena onde as nações, actores não-governamentais e homens de negócios competem e lutam por vantagens.
Tal "arrincanço", segundo Brooks, é a súmula perfeita do conteúdo do crânio do Presidente — a vida é tão só uma luta competitiva pelo ganho e todas as iniciativas cooperantes das comunidades não passam de disfarces hipócritas de egoísmos subterrâneos e trapaceiros.
Tal explica porque Trump e seus serventuários suspeitam de qualquer cooperação global, como a NATO e os acordos comerciais; e porque há tanta atracção por líderes como Putin, os Príncipes Sauditas e outros homens fortes pouco recomendáveis que compartilham a visão de que a vida é uma batalha claramente egoísta por dinheiro e poder. Tal e qual! Nem Eça diria melhor!
E eu acrescentaria, se pudesse meter-me na conversa da gente "grande": 
E isso de ser honesto e não fazer vigarices é só um problema decorrente da existência de polícia. Não fora esta, uma vigarice aqui, um crime ali, um roubo acolá, não teriam a mais pequena importância, se praticados em nome da prosperidade dos espertos. 
E pelo Donaldo Trampas não vai nada? TUUUDOOOOO!....
.

Sem comentários:

Enviar um comentário