terça-feira, 6 de junho de 2017

PAPAGAIOS

.

Recentemente, um grupo de investigadores decidiu "pegar"  em 100 trabalhos publicados em três revistas de referência de Psicologia e tentou reproduzir os resultados descritos nessas publicações. Mais de metade do publicado não era reproduzível!
Porquê?
Com muita probabilidade, não se tratava de fraude, antes incompetência ou uso de critérios de avaliação incorrectos. Os trabalhos científicos publicados na maioria das revistas são objecto, previamente à publicação, do que se chama peer review, o mesmo que revisão por pares, habitualmente qualificados. O problema é que os pares não tentam reproduzir os ensaios feitos e limitam-se a fazer a apreciação global do trabalho, partindo do princípio que os resultados registados estão acima de qualquer suspeita; e algumas vezes — muitas? —não estão. Há algum modo de evitar isto? Há, mas na prática não há. O método científico não é perfeito, porque nada humano o é, embora o tempo, em regra, ponha as coisas no seu lugar. Serve esta conversa para dizer uma coisa importante e um tanto inesperada: a História da Ciência tem parido enormes "abortos". Vou dar um exemplo.
O Prémio Nobel da Química Linus Pauling um dia "mandou a boca" de que a vitamina C, em doses enormes, fazia a profilaxia das "constipações" e até da gripe. Nunca se havia feito nenhum estudo sério sobre isso, mas Pauling era Prémio Nobel e, portanto, devia saber do que falava — infelizmente, não sabia.
A conversa de Pauling tinha sido vendida pelo seu "médico" Irwin Stone, que nem médico era: tinha dois "diplomas honorários"  duma escola por correspondência não certifitada, um curso de "Medicina" Quiropática e tomava 3 gramas de vitamina C por dia. Chegados aqui, perguntar-se-á quantas toneladas de vitamina C foram inutilmente  tomadas em todo o mundo com a conversa dele?
Mas a história do "Dr.Stone, cujo nome deve estar em consonância com a dureza da sua cabeça, é apenas um ícone do fenómeno da ingenuidade humana. Quantos papagaios nos aparecem todos os dias na televisão a papaguear stonices? E quantos nos bombardeiam com teorias tiradas de estudos do tipo dos 100 de que falava no início desta prosa? Muitos... Mais que as mães... Seja sobre futebol, política, economia, História Universal, história da fuga dos chatos para o Egipto, citações filosóficas de Jorge Jesus, ou sobre a Teoria das Cordas da Física Atómica.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário