segunda-feira, 26 de março de 2018

NEM TUDO QUE PARECE É

.

A Terra está a 150 milhões de quilómetros do Sol e todos sabemos que este nos mantém quentinhos — relativamente — mesmo no Inverno. Mercúrio, o planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol, está a 48 milhões de quilómetros. E Vénus, entre os dois, está a cerca de 78 milhões. Qual é mais quente? Em princípio devia ser Mercúrio porque está mais perto do "fogão"; mas não é! E agora? 
Acontece que Mercúrio não tem atmosfera, um "cobertor" que conserva o calor gerado pela radiação solar que chega aos planetas e impede a saída das radiações com maior comprimento de onda, particularmente os infra-vermelhos (efeito estufa).
Pelo contrário, Vénus, mais longe do Sol, tem atmosfera — cerca de 100 vezes mais espessa que a da Terra —, atmosfera que o "agasalha" confortavelmente. Adicionalmente, essa atmosfera é muito rica em dióxido de carbono (CO2), gás conhecido na Terra por más razões, com grande efeito estufa.
Assim, a temperatura máxima de Mercúrio é de 427 graus Celsius, enquanto a de Vénus é 468. Adicionalmente, as temperaturas variam muito mais, entre a máxima e a mínima, em Mercúrio que em Vénus.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário