sábado, 9 de março de 2019

UM UNIVERSO "FINE TUNED"

---
---
Algumas coisas acontecem apenas por coincidência como, por exemplo, o facto de Mark Twain ter nascido no dia em que o cometa Hailey apareceu, em 1835, e ter morrido no mesmo dia em que o cometa reapareceu, em 1910. É difícil não ser tentado a estabelecer relação sobre os dois acontecimentos mas, a quantidade de fenómenos semelhantes é de tal modo grande, que rapidamente nos esquecemos deles. Contentámo-nos em constatar que a enormíssima maioria de vidas não é tão marcada por fenómenos celestiais como este. 
Mas algumas coincidências são mais perturbadoras, especialmente se incluem fenómenos vários encadeados, em todo o Universo conhecido. Nas últimas décadas os cientistas descobriram várias características do cosmos que parecem, à primeira vista, episódios de sorte. Diversas teorias actuais defendem que os principais elementos estruturais ― estrelas e planetas, e as galáxias que os contêm ― são produtos de leis finamente calibradas e condições que parecem demasiado boas para ser verdade. Que tal se a resposta é, ou fosse, as coisas são assim porque aconteceram assim.
Por exemplo, se o asteróide não tivesse atingido a Terra 66 milhões de anos atrás, os dinossauros reinariam ainda hoje e o homem nunca teria evoluído, como evoluiu. Tivessem os valores da Natureza ligeiras diferenças e nós não estaríamos aqui; e a existência da espécie humana seria atribuível ao acaso!
---

Sem comentários:

Enviar um comentário