quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PACU JAWI

.
.
Agora que tanto se fala em desporto e atletismo, pode reflectir-se sobre as modalidades olímpicas e se estão bem escolhidas. Por exemplo, há pachorra para o hóquei em campo? Não há!... E faltam lá modalidades? Está na cara que faltam.
Em Sumatra, verbi gratia, há um desporto chamado pacu jawi, o que literalmente significa  corrida de vacas na lama, uma maravilha que devia ser promovida a património da humanidade e a modalidade olímpica. No início da época de cultura do arroz, nos campos alagados, membros da tribo Minangkabau fazem uma corrida de parelhas de vacas atreladas a um arado de madeira, sobre o qual vai o driver descalço a controlar as operações. Além de apanhar generoso spray de lama e bosta de vaca, ainda tem que  morder nos rabos das bestas para as espicaçar e acelerar.
Correm habitualmente entre 500 e 700 vacas neste espectáculo que deixa as Olimpíadas a perder de vista. Os animais vencedores são leiloados e vendidos por bom preço — ali ninguém compra gato por lebre. E não há notícia, por enquanto, de doping das vacas — aí é que está! 

Sem comentários:

Enviar um comentário