sábado, 6 de novembro de 2010

OS PATOS

.
Em 2011, Portugal tem de pagar 25,6 mil milhões de euros aos credores, porque há Obrigações e Bilhetes do Tesouro nesse valor que vencem no próximo ano. Naturalmente, o País não tem dinheiro e tem de o pedir emprestado para pagar. Mas o Orçamento de Estado vai ter défice e será necessário encontrar mais 10,51 mil milhões para o financiar.

Tudo junto vai ser um balúrdio e as coisas não estão fáceis em matéria de crédito. Sabendo os mercados o papelão desempenhado por Portugal em matéria de execução do Orçamento, vão-se acautelar. Quem nos vai dar a mão? A China? Talvez.

Mas a China não é a Santa Casa da Misericórdia: se ajuda, quer qualquer coisa em troca. Porque não ajuda a Irlanda, ou a Islândia, ou a Grécia? Provavelmente porque esses países conhecem o risco de ficar prisioneiro da China. Portugal, com o vendedor de automóveis e Grão-Mestre da Ordem dos Asininos como Primeiro-Ministro, e o Cavaleiro da mesma Ordem como Ministro das Finanças – o pior da União Europeia –, é o pato ideal para a China. Onde vão os chineses arranjar carne mais tenra no planeta?

Só não estamos feitos ao bife, porque o bife é uma espécie em vias de extinção em Portugal.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário