segunda-feira, 31 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

PENSAMENTO PARA HOJE

.
.

NÃO SE FAZ !

.
.
O nível da rivalidade entre o Benfica e o Sporting está a elevar-se. Já passamos da fase em se insinuavam subornos a árbitros, nível relativamente baixo, para coisas da maior importância e gravidade.
Imaginem que Augusto Inácio—dispenso-me de explicar quem é—num programa desportivo da TV, descaiu-se a dizer que assistiu ao jogo Benfica-Moreirense na Internet, provavelmente num site "pirata", presume-se!
Segundo os jornais, no Benfica, as palavras de Augusto Inácio não passaram despercebidas e poderão ser usadas para dar seguimento ao clima de hostilidade crescente entre “Águias” e “Leões”, depois de Jorge Jesus trocar a Luz por Alvalade.
João Manteigas, advogado, admite mesmo que Augusto Inácio possa ter incorrido num crime, de acordo com o 195.º do Código dos Direitos de Autor. Imaginem!
Considerando que Inácio foi treinador e director desportivo dos "Leões", no mínimo, o Sporting devia ser desde já desclassificado no campeonato português e eventualmente despromovido para a Segunda Liga no próximo ano. Ai devia, devia!
.

ESBOÇO EQUINO

.
.

UM POUCO DE MODERAÇÃO

.
Leio que o Sporting foi prejudicado pela arbitragem no jogo com a Académica. Não tenho dúvidas que o foi contra o CSKA. É possível que o mesmo tenha acontecido noutros jogos. Muito provavelmente, o clube tem razão quando se queixa. Mas há muitas formas de o fazer e a adoptada pelo presidente leonino não nos parece a mais feliz.
Há clubes e clubes, para todos os gostos, com estas ou aquelas tradições, com histórias diferentes, com projecção nacional e internacional maior ou menor e por aí fora. Nesse aspecto, o Sporting tem uma imagem para preservar e o comportamento do actual presidente não está a contribuir em nada para isso.
Face a factos que considera injustiças com o clube—às vezes serão—não pensa, não reflecte, provavelmente não ouve. Precipita-se para as redes sociais e descarrega ondas de indignação descontrolada, em linguagem pouco feliz, por vezes a roçar o grotesco, para não dizer ridículo.
Independentemente do referido, Bruno de Carvalho anda a estimular comportamentos nos adeptos que a experiência já mostrou poderem tornar-se perigosos.

domingo, 30 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

UMA IMAGEM PARA HOJE


.

ESCREVER NA PEDRA

.
Uma das questões do nosso tempo é a de saber se o livro em papel tem futuro. Conheço pessoas que quase desmaiam ao ouvirem falar nisso. O livro tem enorme carga afectiva associada ao conteúdo, à estética, à tradição e por aí fora e compreendem-se os que o defendem com unhas e dentes. Mas os tempos mudam e, se nos agarrássemos a esses pormenores, ainda hoje andávamos a escrever em pedras com cinzel e martelo. O livro actual, em termos relativos, já não difere muito das Tábuas da Lei. Mais tarde ou mais cedo, acaba nos museus.
Falo nisto porque li hoje que uma universidade nos Estados Unidos tomou este ano uma decisão: acabaram-se os livros. A aprendizagem vai ser feita com recurso a materiais digitais grátis, disponíveis na Internet. A ideia parece catita mas levanta um problema: o do controlo da qualidade dos materiais.
A Internet é um espaço aberto a todos. Cada um verte lá toda a qualidade de ideias sem qualquer filtro editorial. Umas são boas, outras assim assim e outras péssimas. E não estou a falar só de emails: há sites que não lembram ao careca.
Em face disto, a substituição dos textos impressos em papel pelos textos digitais vai exigir um trabalho ciclópico de filtragem da qualidade. É coisa para levar muitos anos a afinar, mas é o futuro seguramente.
.

D. JOSÉ

.
.

PARA QUÊ TANTA CAÇADEIRA ?

.

Na Quinta do Conde, em Sesimbra, ocorreu ontem um episódio de violência sem qualificação possível: aparentemente, em consequência de desentendimento por causa de um cão, um homem de 77 anos matou um agente da PSP, um militar da GNR e um jovem de 23 anos. Estes são os factos, cujos pormenores não interessam agora.
O que se salienta é que os crimes foram cometidos com uma espingarda de caça desportiva e, chegados aqui, é a altura de perguntar quantas caçadeiras existem em lares portugueses. Pergunto isto dado o elevado número de crimes praticados com esse tipo de armas ao longo dos tempos, nomeadamente nos chamados casos de violência doméstica, agora frequentes.
Há um ou dois dias, falava eu dos incidentes com armas de fogo ocorridos nos Estados Unidos e condenava a facilidade com que se compra uma arma naquele País. Em Portugal, não conheço quais os requisitos para ser detentor duma caçadeira, mas começo a suspeitar que também se compram e possuem como os chapéus de chuva e as bengalas.
No caso de ontem na Quinta do Conde, o homem armado tinha 77 anos. Para que quer uma caçadeira um homem desta idade. Se caçar, tem de tirar um licença regularmente, o que já representa algum controlo. Se não caça, porque é autorizado a guardar em casa a arma?
É fácil saber quem tem armas e quem caça. E quem não caça, devia ser intimado a entregar ou a desfazer-se da espingarda que, em última análise, mostra a experiência, só serve para fazer asneira.
.

sábado, 29 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.

PENSAMENTO PARA HOJE

.


SUPER LUA

.
.
Quando a Lua-Cheia ocorre perto da hora em que a órbita lunar está mais próxima da Terra (perigeu), é chamada Super Lua porque se vê com um diâmetro ligeiramente maior, sobretudo no momento em que aparece acima do horizonte, ao nascer. É uma ilusão óptica não muito bem explicada.
Este ano, haverá três Super Luas: a de hoje, em 28 de Setembro e em 27 de Outubro.
A fotografia em cima mostra a Super Lua hoje, em Lisboa, às 21H35
.

ERROU A PONTARIA

.
.
Na Universidade de Verão do PSD, o eurodeputado Paulo Rangel perguntou se alguém acredita que, com os socialistas no poder, um Primeiro-Ministro, ou o maior banqueiro português, estariam a ser investigados.
A ideia de Rangel era atingir o PS e colar-lhe o rótulo de incompetência no combate à corrupção, para dizer o mínimo. Mas, pior que isso, o que Rangel deixou subentendido, foi que a Justiça actua em função de quem tem o poder. Isto é, com o PS a governar Sócrates e Salgado não seriam beliscados. Para Rangel, pelo visto, a Justiça é um pau mandado. Um  tiro muito mal dado: saiu pela culatra.
.

BUVETTE

.
.

ARREBATAMENTOS PERIGOSOS

.

Ontem, Ferro Rodrigues, numa reunião da Juventude Socialista, terá dito o seguinte:

“Os nossos adversários políticos querem colocar a Grécia como uma espécie de vacina contra o PS, mas isso é um absurdo. Qualquer pessoa inteligente percebe que a posição do PS nada tem que ver com a posição do Syriza desde o princípio, desde antes de o processo grego ter começado. A posição do partido grego foi uma posição suicidária, que levou a que o próprio Syriza esteja neste momento completamente esfrangalhado”.

Naturalmente,  ninguém espera do PS comportamento semelhante ao do Syriza, desde a eleição até à derrocada final. Tudo foi um chorrilho de burrices, fruto de inexperiência, sob a batuta arrogante de Varoufakis.
O preocupante no PS é, ao contrário do que afirma Ferro Rodrigues, não se ter apercebido desde o princípio que Tsipras  ia ser uma fífia. António Costa chegou mesmo a festejar a vitória, antes de arrepiar caminho e chamar tonto ao comportamento do Governo Grego.
Mais vale tarde que nunca, mas há arrebatamentos por falta de senso que preocupam. 
.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

UMA IMAGEM PARA HOJE

.
.

TALVEZ SEJA ASSIM

.

[...] António Costa vai ganhar as eleições porque uma vitória da coligação depois destes quatro anos duríssimos seria um fenómeno extraterrestre. O voto útil vai funcionar – até porque as sondagens que dão empates técnicos ou vitórias à coligação ajudam a fomentá-lo. Costa será primeiro-ministro, malgré tout.
Em Janeiro será a vez de os portugueses elegerem o Presidente da República, que será Marcelo Rebelo de Sousa. A candidatura de Sampaio da Nóvoa falhou, Maria de Belém não entusiasma a esquerda, Rio vai desistir e Marcelo é o verdadeiro candidato transversal. Não é mau para Costa: eles entendem-se.

Ana Sá Lopes in jornal "i"
.

D. JOSÉ

.
.

MÁ INFORMAÇÂO E MÁ FÉ

.

Os chamados "lesados do BES" que investiram em papel comercial do GES têm protestado energicamente contra a situação e o engano em que caíram. Exigem reparação do prejuízo sofrido ao aplicarem as suas poupanças em "papel de embrulho" (não tem outro nome), muito provavelmente induzidos a fazê-lo por gente da instituição financeira consciente do que estava a fazer.
São pequenas poupanças de pessoas que não são ricas, fruto do trabalho de anos, em muitos casos em situação de emigradas, abocanhadas por aldrabões que não podem ficar impunes.
Dir-se-á que arriscaram e perderam, o que acontece nesse tipo de investimentos. Pessoas informadas sabem isso. No caso em apreço, é grandemente duvidoso que não tenham sido enganados por quem lhes vendeu o papel.
.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

PENSAMENTO PARA HOJE



LISBOA

.

TOP TEN

.

Segundo o site da Mercer, desde há três anos que Luanda é a cidade mais cara do mundo para os estrangeiros viverem. Alugar um T1 custa 3.500 dólares por mês, em média, e um par de jeans 240 dólares, por exemplo.
Paris Nova-Iorque e Londres ficam a distância respeitável. A principal razão para a posição de Luanda tem a ver com a indústria petrolífera que contribui para metade do PIB angolano e atrai à capital grande número de funcionários de companhias estrangeiras.
A seguir a Luanda, no estudo da Mercer, seguem-se 2) Hong-Kong, 3) Zurique 4) Singapura, 5) Genebra, 6) Xangai, 7) Pequim, 8) Seul, 9) Berna 10) N'Djamena.
.

FAR WEST

.

Mais duas mortes chocantes provocadas por arma de fogo ocorreram ontem nos Estados Unidos. A notícia deu volta ao mundo por se tratar de jornalistas abatidos à vista de todos no exercício da profissão. Embora com pouca informação precisa, posso dizer que, em média, 89 pessoas são mortas por dia naquele País em incidentes com armas de fogo. Olhando para este dado, é muito provável que outros casos semelhantes tenham ocorrido ontem sem que saibamos.
O mais preocupante é que em 40% destes casos as armas utilizadas tenham sido vendidas sem nenhuma verificação do perfil do comprador. Adicionalmente, diga-se que a Virgínia, onde ocorreu o crime de ontem, é  um dos Estados onde o controlo da venda de armas é menos rigoroso. E é hoje sabido que há um nexo de causalidade claro entre a forma como se controla a venda das armas e a frequência dos crimes.
O tempo dos cowboys, do Far West, da luta pela independência e outras relíquias contempladas na Segunda Emenda da Constituição, são fósseis históricos que já deviam estar encaixotados no sótão de um museu. Do alto da minha ignorância jurídica e histórica penso que a Segunda Emenda diz o seguinte: "Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser infringido". São coisas de outros tempos. Daqui até poder comprar uma carabina como se compra um pacote de pastilha elástica, vai alguma diferença. Acontece é que há uma legião de artolas com a mania da pistolas e das espingardas. Mais nada.
.

ARCO DA RUA AUGUSTA

.
.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

PENSAMENTO PARA HOJE

.

O 'MINI' FAZ ANOS

.

Neste dia, em 1959, há 56 anos, a Inglaterra lançou no mercado os "minis", fabricados pela Austin e pela Morris. O modelo caracterizava-se pelo facto de consagrar 80% do volume aos passageiros e só 20% à mecânica.
O sucesso foi retumbante, como se lembrarão os já nascidos na época, com vendas da ordem de muitos milhões. Teve várias modificações até que a BMW lançou, em 2001, um novo "mini", com linhas próximas do original, que ainda circula e está de boa saúde.
.

O PRINCÍPIO

.
Não é raro ouvir alguém contar um problema de saúde e dizer que teve um "princípio" de pneumonia ou de outra maleita qualquer. Não foi propriamente a doença completa, terá sido só um bocadinho. É uma forma ingénua, caricata e bastante usada de dizer que se terá estado em risco de pneumonia.
Hoje li numa notícia coisa semelhante no foro da Justiça. No fim de um  julgamento em Penafiel, segundo o jornal "SOL", alguém do colectivo de juízes terá dito a um dos réus, condenado a prisão com pena suspensa mas alegando inocência, que era ele que sabia como tudo se processava para o crime ser praticado e que só não ficava em prisão efectiva "por um bocado".
Aquele réu teve um princípio de prisão efectiva!
A expressão, afinal, é útil. Um político, por exemplo, pode dizer no próximo dia 4 de Outubro que teve um princípio de chefia do governo e Jorge Jesus que teve um princípio de vitória hoje. E suspeito que Nóvoa vai ter um princípio de Presidência da República.
.

MONUMENTO AOS CAÍDOS

.
.

ÁGUA DAS PEDRAS

.

Esta fotografia foi feita em 2 de Fevereiro de 2005 e a resolução é de aproximadamente 15 metros por pixel. Mostra uma cratera, no Norte de Marte, com 35 km de diâmetro. Aproximadamente 2 km abaixo do limite superior da cratera, observa-se uma grande massa branca que é gelo.
Até recentemente, pensava-se que no Sistema Solar só existia água no estado líquido na Terra, o que é verdade se falamos da superfície dos planetas e cometas. Mas há boas razões para acreditar que na profundidade de vários corpos celestes a água no estado líquido seja abundante.
.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

UMA IMAGEM PARA HOJE

.
.

COMPULSIVO

.
.
O secretário-geral do PS, António Costa, anunciou o compromisso de um programa de reabilitação urbana no valor de mil milhões de euros, desvalorizando os 50 milhões de euros disponibilizados pelo Governo, diz o site da TSF.
Sei que é um "compromisso" (para Costa diferente de "promessa"), mas seja compromisso ou promessa, o perigo é que ele gasta mesmo os mil milhões de euros, talvez mais—socialista não olha a despesas para o nosso bem. É genético.
E depois? Depois, morreram as vacas e ficaram os boys.
.

O CHISTE

.
.
Um debate com todas as candidaturas deve incluir Paulo Portas? Ou deve excluir Paulo Portas? Não há dúvida de que esta é uma das questões cruciais para resolvermos a crise. Eu penso mesmo mais: que sem esta questão resolvida não se soluciona o crescimento e desenvolvimento da Pátria. 

Henrique Monteiro in "Expresso"
.

PREDAÇÃO

.

A predação e a sua indispensabilidade biológica é um dos fenómenos mais difíceis de compreender. A evolução descrita por Darwin permitiu mudar muitos comportamentos, como a domesticação, mas manteve inalterada, ou quase, a predação. A necessidade de os seres se matarem uns aos outros para sobreviver permite-nos dizer, falando toscamente, que o mundo "está mal feito" ou, pelo menos, assim parece.
E o mais espantoso é que o homem, o único animal capaz de julgar a predação, é o rei dos predadores. Lê-se hoje numa notícia que  os seres humanos capturam peixes na idade adulta a uma taxa 14 vezes maior do que os próprios predadores marinhos. E em terra matam carnívoros do topo da cadeia alimentar natural, como leões, lobos, jaguares ou ursos, a uma taxa nove vezes superior à que estes predadores matam os animais que lhes servem de alimento!
.

CORVO MARINHO

.
.

É A UNIÃO EUROPEIA

.

No "Observador", num comentário sobre o programa económico-financeiro do PS, uma leitora escreve o seguinte:

 [...] O PS continua a não explicar como é possível cumprir o tratado orçamental aumentando as despesas do Estado enquanto reduz as suas receitas. Com mais despesa e menos receita consegue saldos menos negativos. Alguém acha isso possível? O Costa acha. Agora até descobriram que reduzem as despesas. Mas olha-se para as medidas que propõem e todas aumentam as despesas. Depois descobriram que podem pôr o país a crescer aumentando o poder de compra. É o modelo de Sócrates que deu na bancarrota. O poder de compra insuflado em Portugal acaba por criar emprego algures na Alemanha ou Espanha. Se a nossa economia tivesse barreiras alfandegárias seria diferente. Mas não tem. Se pensam que é por esta via que criam emprego estão a enganar-se e a enganar o povinho. Criam bancarrota. [...]

Voltamos ao problema do consumo—recordo um dado que já aqui referi duas ou três vezes: a venda de automóveis no primeiro semestre deste ano cresceu 30%, quando a média na União Europeia foi de 8,2%. Como diz a comentadora, poder de compra insuflado em Portugal acaba por criar emprego algures na Alemanha ou Espanha. São os ossos da União Europeia. É complicado!
. 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

UMA IMAGEM PARA HOJE

.
.

A ERUPÇÃO DO VESÚVIO

.
.
Na madrugada de 24 de Agosto do AD 79—faz hoje 1936 anos—o Vesúvio entrou em erupção e sepultou as cidades de Pompeia, Estábia e Herculano. Os habitantes de Pompeia ouviram durante dias ruídos provenientes da montanha, mas não se inquietaram pois isso acontecera antes sem consequências. Subitamente, começou a sair fumo do vulcão, a que se seguiu uma chuva de pedras e lava que sepultou a cidade a seis metros de profundidade. Os habitantes não terão tido tempo para fugir e muitos foram mortos por asfixia pelos gases vulcânicos tóxicos.
.

O RESSAIBO

.




.

MAIS VALE TARDE . . .


.
O embaixador do Ministério das Relações Exteriores da Suíça, Valentin Zellweger, disse ontem que milhares de chefes de Estado ou altos funcionários públicos detêm contas em bancos suíços. O dinheiro dessas contas todos sabem como foi obtido, digo eu.
A Suíça não é o Zimbabué, o Burkina Faso, ou o Burundi. É um antigo e alegadamente civilizado País da Europa, conhecido pela sua contribuição cultural para o planeta Terra e seus habitantes, os terráqueos. Como pode justificar-se tal prática?
O citado embaixador explicou que está em vias de ser aprovada uma lei  sobre boas práticas bancárias, rebabá. Mais vale tarde que nunca. Mas, num País de relojoeiros admira como a coisa anda tão atrasada.
.

JOANINHA

.
.
Fotografia de uma fortaleza voadora americana, o bombardeiro Boeing B-17. Este tipo de avião operou de 1938 a 1968 e desempenhou missões importantes durante a II Guerra Mundial, em ataques à Alemanha e no Pacífico.
No caso mostrado não estamos em condições de dizer o que fazia, assim mascarado de joaninha. Ou será de dálmata?

domingo, 23 de agosto de 2015

OS GRANDES VELEIROS

.
.

UMA IMAGEM PARA HOJE

.