quinta-feira, 1 de março de 2018

AS ESTRELAS E OS SEUS OVOS

.

.
"Faça-se a luz. E a luz foi feita. E vendo Deus que a luz era boa, separou a luz das trevas". 
Vem a citação do Genesis a propósito da descoberta recente, num observatório do deserto, no Oeste da Austrália, longe da poluição da luz artificial, de que as primeiras estrelas terão surgido há menos de 180 milhões de anos, o que é muito pouco tempo em termos da vida do Universo, muito menos do que se pensava. 
Depois do Big-Bang, terá decorrido muito tempo até surgir o primeiro átomo, o mais simples de todos, o hidrogénio, com um protão orbitado por um electrão. Mas não terá tardado a ocorrer a fusão atómica do hidrogénio, com formação de hélio, que tem dois protões, dois electrões e dois neutrões, libertando a fusão enorme quantidade de energia. O hidrogénio é, assim, o "ovo das estrelas" e, consequentemente, de muitas formas de energia, incluindo a luz da Bíblia.
Perguntar-se-á como se sabe isto. É complicado, mas há métodos de observar fenómenos desde o Big-Bang, com telescópios especiais. O Big-Bang ocorreu há menos de 14 mil milhões da anos e, como o Universo está em expansão, há imagens do tempo que chegam só agora à Terra, o chamado fundo de micro-ondas cósmicas (ver em baixo), mais conhecidas por CMB, sigla anglo-saxónica para Cosmic Microwave Background. É verdade, embora pareça mentira!

.
.
CMB
.

Sem comentários:

Enviar um comentário