domingo, 3 de junho de 2012

MARCELO VS RELVAS

..

Li hoje uma notícia que me preocupou: Marcelo Rebelo de Sousa terá dito que o Relvas devia sair do Governo pelo próprio pé. Marcelo é professor catedrático, membro do Conselho de Estado, já desempenhou importantes funções executivas e por aí fora, mas isso não interessa. Interessa que Marcelo é o maior especialista mundial em sacanas políticos e ofícios correlativos; isso é que interessa. E de um especialista de tal gabarito espera-se mais lucidez na análise da conjuntura.
Ou Marcelo está a ir tão longe que não o acompanho, e é bem possível dadas as minhas limitações congénitas, ou Marcelo está a perder qualidades. É que o Relvas não sai do Governo pelo próprio pé, nem pelo pé de quem quer que seja. Para o desalojar só com uma retroescavadora Caterpillar, e o operador da máquina tem de trabalhar com precaução porque a manobra é de risco elevado. O Relvas está colado à cadeira ministerial com Super Cola 3 e não sai. Se sai, leva o ministério agarrado ao fundilho das calças. Vai ser preciso mandar construir novo ministério caso venha outro ministro.
Também me parece que Marcelo não está a ver bem as coisas quando se admira e pergunta como é que o Relvas tem duas versões diferentes no espaço de oito dias. Oito dias é já espaço aceitável para ter duas versões dentro dos padrões actuais. Mas o Relvas tem três versões no mesmo dia! Aí, sim, até eu admiro a criatividade do homem. E pergunta Marcelo ingenuamente, ou a fazer-se de ingénuo, acho eu: Quantas versões mais haverá? Oh Senhor Professor, há as versões de que o Relvas se lembrar. Ele tem carta branca de Passos Coelho para ter todas as versões que quiser e nisso não olha a despesas.
Para não me alongar, termino já. Só mais um exemplo da perda de qualidades de Marcelo: a páginas tantas diz esta coisa inesperada sobre o Relvas: “a partir de agora, não será fácil acreditar no ministro”. Valha-me Deus, Senhor Professor! A partir de agora?!!!... Tome nota, por favor, e desculpe a impertinência de estar a dar-lhe lições: no Relvas, nunca ninguém acreditou. Nem o Dr. Passos Coelho, para sua informação – tem medo dele!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário