terça-feira, 5 de junho de 2012

OUTRO VALOR MAIS ALTO SE ALEVANTA

.

O Dr. Soares faz hoje mais uma redacção no “Diário de Notícias”. Está bem: sem erros de ortografia; sintaxe aceitável; estilo apagado, embora o expectável, considerando a juventude do redactor. Digo assim porque a páginas tantas, falando de Bento XVI, o Dr. Soares manifesta pena e compreensão, dado que o Papa já tem “oitenta e cinco anos”. 
Além da clássica zurzidela na Senhora Merkel, que tem sempre más segundas-feiras, véspera das redacções do Dr. Soares, fala desta vez de matéria original e inédita, verbi gratia a usura internacional, o berço da civilização que é a falida Grécia, a luz de esperança jorrada pela eleição do Senhor Hollande na França, terra da liberdade, igualdade, fraternidade e por aí fora.
Mas o que mais me marcou foi a tirada do Dr. Soares sobre a crise da Europa que passo a transcrever: Na fase de crise aguda que a União Europeia está a viver - e que toca cada vez mais Estados da Zona Euro -, Espanha e Portugal têm autoridade histórica e moral para levantar a voz perante uma União descontrolada e sem visão estratégica, uma vez que foi da Península Ibérica que partiram os navegadores portugueses e espanhóis que deram a conhecer ao Mundo a civilização europeia e trouxeram do Mundo tudo o que por lá aprenderam e que a Europa até então ignorava.
É uma grande malha esta! Quase tão grande como a da Grécia, berço da civilização. Então esses brutos dos alemães, austríacos, finlandeses e outros bárbaros do Norte, atrevem-se a pôr reticências em vez de puxarem pelos cordões à bolsa e saldarem os calotes de Portugal e Espanha? Portugal e Espanha donde partiram os navegadores que deram a conhecer ao Mundo a civilização europeia e trouxeram do Mundo tudo o que por lá aprenderam e que a Europa até então ignorava. É preciso ter topete!
E, chegado aqui, o Dr. Soares deixa um alerta: Estejamos atentos e saibamos defender os nossos interesses peninsulares e a nossa posição geopolítica, no Atlântico, no Mediterrâneo, nas Américas e em África. O tempo urge!
É verdade, digo eu; urge de facto; e acrescentaria mais uma posição que escapou ao Dr. Soares - a posição de cócoras em que nos deixaram os socialistas do Século XXI.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário