sábado, 27 de outubro de 2012

AS DEZ DIMENSÕES

..

Ouvimos falar de três dimensões no espaço e uma no tempo. Pensamos viver num mundo aparentemente tetra-dimensional, o que parece evidente. Mas dizem-nos que há mais dimensões, particularmente os cultores da Teoria das Cordas. E onde estão tais dimensões? Porque não nos apercebemos delas? 
Uma possível explicação é que são tão pequenas que não conseguimos enxergá-las. Coisa de um milhão de milhões de milhões de milhões de milhões de avos de um metro—muito pequenas de facto.
Sirvamo-nos dum exemplo. Pensemos numa palha—vista ao perto, tem claramente três dimensões: com forma grosseiramente cilíndrica, há o comprimento, a largura e a altura. Mas vista de bastante longe, a altura e a largura esbatem-se e parece-nos só ter uma dimensão, o comprimento. A desproporção entre este e a largura e a altura minimizam tanto estas que nem as percebemos. A essa distância, para definir um lugar na palha, basta uma referência no comprimento.Tal pode acontecer com as dimensões que dizem existir e não vemos. 
Os teóricos das cordas dizem que, numa escala muito pequena, há dez dimensões altamente curvas. Não vemos! Acreditamos? Há quem acredite e quem não acredite. Por enquanto, a Teoria das Cordas é mesmo só isso—uma teoria.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário