sábado, 27 de outubro de 2012

NÃO APRENDEM ! PORQUE SERÁ ?

.
Quando José Dias Ferreira, bisavô de Manuela (Dias) Ferreira Leite, chegou a chefe do Governo em 1892, encontrou um país de "tanga", por força dos elevados investimentos nas ferrovias, em estradas e em portos.
A dívida pública representava 81% do PIB e o défice orçamental era de 2%.
Juntamente com o Ministro da Fazenda—Oliveira Martins, tio-bisavô do actual presidente do Tribunal de Contas—, tomou medidas drásticas: 1) Subida de impostos; 2) Corte até 20% dos vencimentos dos funcionários públicos; 3) Suspensão de admissões no Estado; 4) Paragem das grandes obras; 5) Saída do padrão-ouro e desvalorização cambial.
Dada a situação de bancarrota verificada, durante dez anos, não foi possível recorrer a empréstimos no estrangeiro.
O desenvolvimento das infra-estruturas no "fontismo" baseou-se num modelo que se pode considerar como a génese das parcerias público-privadas: eram concessões dadas a particulares que, muitas vezes, garantiam um determinado rendimento ao investimento e, se este ficasse abaixo desta garantia, havia compensação do Estado.
Em 1892 o Rei D. Carlos doou 20% (!) da sua dotação anual (ver notícia abaixo) para ajudar o Estado e o País a sair da crise criada pelo rotativismo dos partidos (nada de novo, portanto). Se calhar foi por isso que, mais tarde, o mataram...
Não se pode consentir que alguém dê, num país onde é costume tirar! O melhor, se calhar, é ter cuidado...


Miguel Teixeira Melo

(Colaboração de J. Castro Brito)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário