quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QUERES DINHEIRO ?

.

O Tribunal Constitucional chumbou uma lei que pretendia dar ao Governo, segundo parece, poder para despedir funcionários públicos de forma mais ou menos arbitrária. Os meritíssimos—que dão uma no cravo e outra na ferradura, em conformidade com as suas convicções políticas e interesses próprios—deram uma ensaboadela ao Pedrito.
Pedrito é burro, ponto. Primeiro, porque não percebe que quando começa a fazer avisos aos meritíssimos, está a admitir que as leis em apreço são inconstitucionais e carecem de avisos para passar. Depois, porque os avisos são uma forma de pressão e os meritíssimos não são sensíveis a pressões—desde que os seus interesses pessoais não sejam beliscados, bem entendido. Por exemplo, deixaram passar o imposto da Contribuição Extraordinária de Solidariedade aplicado aos pensionistas porque eles—meritíssimos—não são abrangidos, mas não deixaram passar o corte dos subsídios de férias e Natal porque eles—meritíssimos—eram atingidos. Aí está, ou voilà para os francófonos.
A seguir, virá outra novela que será o corte de 10% nas pensões da função pública. Suas Excelências—meritíssimos—não serão atingidos, segundo as regras actuais. Mas um Secretário de Estado imprudente e incauto, pressionado pelos jornais, já bazofiou que irão ser abrangidos: eles—meritíssimos— e os diplomatas—menos meritíssimos. Assim, Pedrito virá de novo lançar alertas laranja ao Tribunal e, naturalmente, vai levar no coco, o que não é mal feito.
Antigamente, dizia-se assim: Queres dinheiro? Vai ao Tota! Agora, digo eu ao Pedrito: Queres dinheiro? Vai ao BPN. Tal e qual.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário