quarta-feira, 12 de julho de 2017

"BE YOU NEVER SO HIGH THE LAW IS ABOVE YOU"

.
.
Lula da Silva foi condenado a nove anos e meio de prisão por borradas que fez, em favor próprio, quando era Presidente da República do Brasil. Naturalmente, diz que está inocente, mas o Tribunal acha que não — é quase sempre assim, quando há condenação.

A sentença, que pode ser lida aqui, é uma boa peça. Refiro-me à forma, naturalmente. Do ponto de vista jurídico, não tenho opinião; mas, ainda assim, não deixo de salientar a complexidade da coisa. Lavrar uma peça daquelas, com cerca de 100 mil palavras, levará tempo mas, sobretudo, exige muito "fósforo neuronal". Ao Juiz, que suponho se chama Sérgio Moro, tiro o chapéu. E parece-me adequado transcrever aqui a penúltima alínea da sentença:

961. Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado "não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você" (uma adaptação livre de "be you never so high the law is above you").

.
Baril!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário