terça-feira, 4 de julho de 2017

Ó LUA QUE VAIS TÃO ALTA

.

No dia 21 de Agosto, um eclipse total do Sol será observado nalgumas regiões da América do Norte e no Oceano Atlântico. É dia de Lua Nova, quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e tem a superfície iluminada voltada para "lá" e a não iluminada virada para nós. Posto isto, perguntar-se-á porque não há um eclipse total do Sol em todos os dias de Lua Nova, quando esta está entre os dois astros. É boa a pergunta e tem resposta. 
É que o plano da órbita da Lua em volta da Terra não coincide com o plano da órbita da Terra em volta do Sol — tem uma inclinação de 5 graus (ver figura). Então, não vemos a superfície iluminada da Lua, mas vemos o Sol. 
Só quando a Lua atravessa a chamada "linha dos nodos" — recta correspondente à intersecção dos planos das órbitas da Terra e da Lua — é que ocorre eclipse do Sol nalgumas áreas do globo. Se os planos das órbitas da Terra e da Lua coincidissem, tínhamos um eclipse do Sol em todas as Luas Novas.
E, já que falamos disso, porque não coincide o plano da órbita da Lua com o da Terra? Porque a Lua terá sido desviada "a golpes" de colisão de grandes asteróides (ver figura em baixo). Os mesmos que, provavelmente, a "arrancaram" da Terra e 
nesta depositaram metais como a platina e o ouro, de outra forma desconhecidos por nós. 
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário