quinta-feira, 6 de julho de 2017

"SOFT/HARD" BREXIT

.
..
Michel Barnier, antigo Ministro dos Estrangeiros e Comissário Europeu da França, actual chefe das negociações da UE com o Reino Unido para o Brexit, tem mau feitio. Para assentar ideias, preveniu — hoje ou ontem — o Gabinete Britânico da Senhora May, os deputados da Câmara dos Comuns e os empresários ingleses que não há essa coisa de Soft Brexit de que falam. Há Brexit, tout court — ponto, parágrafo e nova linha.
Os beefs são manhosos. Estão convencidos — sempre estiveram —que são mais espertos e mais sábios porque a condição de ilhota, ou ilha (não exageremos!...), os preservou, ao longo dos séculos, da contaminação do genoma com ADN continental, para não falar de outros ADNs mais longínquos. Lembro-me de um colega inglês, falando de carros japoneses, se admirar como havia quem os comprasse em Portugal. Isto antes dos ditos carros japoneses lhes terem dado uma banhada em todo o mundo e da BMW mandar na Rolls-Royce.
Com o tempo, eles vão lá. Custa, mas vão. Com crânios como Theresa May e Boris Johnson, é difícil; mas Roma e Pavia também não se fizeram num dia. Daqui a cem anos, voltam à União Europeia. Boris Johnson já não deve ser Foreign Secretary nessa altura e May anda a tratar do jardim e dos bisnetos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário