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As crianças que aprendem duas línguas saltam de uma para
outra facilmente, desenvolvendo o que se chama controlo executivo, sistema que
mantém o cérebro alternadamente focado no que é relevante, ignorando o
acessório ou vice-versa. É uma função indispensável à correcta e destra
actividade psíquica. Um estudo em número significativo de crianças mostrou que
quando se lhes pede para comentar uma afirmação como "As maçãs crescem no
nariz", a monolingues respondem maioritariamente que a frase é tola e as
bilingues, usando formas de expressão de acordo com o seu desenvolvimento, que
a frase está correcta (gramaticalmente) mas é tola; isto é, são capazes de se
focar no essencial e dar menos atenção ao pouco relevante.
Mas há uma coisa importante: para desfrutar da vantagem do
bilinguismo, ou do multilinguismo, é necessário manter regularmente o
uso das duas—ou mais—línguas. Portanto, se as suas crianças falam mais que
uma língua, é obrigatório mantê-las em contacto frequente com pessoas que usam essas línguas; de preferência falantes em que a segunda língua dos seus filhos seja
a língua materna dessa gente.
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