.
João Gonçalves é o nome do editor do blog de sucesso “Portugal dos Pequeninos”, com quase 5 milhões de visitas no currículo. Tem, como a maior parte dos blogs, coisas discutíveis, mas é assim mesmo que deve ser e é bom. Gonçalves, ao longo dos anos, malhou em muita gente, incluindo Pedro Passos Coelho, de quem disse “aquilo é Sócrates sem os anos de palco que Sócrates leva”; e em Miguel Relvas a quem chamou “pequeno Torquemada de Tomar”. Até aqui tudo bem, até com bastante e feliz humor.
Onde começa a estar mal? Começa quando lemos que João Gonçalves é adjunto político do Ministro dos Assuntos Parlamentares, o referido pequeno Torquemada de Tomar, por coincidência num governo chefiado pelo Sócrates sem os anos de palco que Sócrates levava, também “alforreca” com “um lindo futuro atrás dele”. Tal e qual.
Acham que Relvas fez mal em convidar Gonçalves, e Passos Coelho em aceitar a respectiva contratação? Eu não acho. Custa algum dinheiro ao erário público, é verdade, mas se não fosse ele outro seria no seu lugar, aproximadamente pelo mesmo preço; e, entretanto, Coelho e Relvas estão vingados – demonstraram de forma inteligente e cabal o que valem as convicções do seu ex-demolidor. Baforadas críticas exigem humildade e ausência de ambição. Sobretudo, também, alguma coerência e vergonha na cara. Mas Gonçalves é um indígena do Portugal dos pequeninos e, por isso, está perdoado.
..
Sem comentários:
Enviar um comentário