quinta-feira, 24 de maio de 2012

QUE REGULA O REGULADOR?

.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) enviou ao jornal “Diário de Notícias” uma recomendação em que diz, em resumo, o seguinte:

Considerando a análise efetuada aos comentários divulgados na edição online do jornal Diário de Notícias;

Blá, blá, blá;

Verificando a enorme profusão, na edição online do Diário de Notícias, de conteúdos com linguagem insultuosa e ofensiva, com incentivo à violência, ao ódio e de natureza homofóbica, que claramente extravasam os limites constitucionalmente consagrados à liberdade de expressão;

Blá, blá, blá;

O Conselho Regulador recomenda ao Diário de Notícias a adoção de um sistema de validação de comentários eficaz e que, desse modo, se abstenha de publicar comentários que ultrapassem os limites consagrados à liberdade de expressão, adotando assim uma conduta que respeite os direitos fundamentais.

Está perfeito! Mas a pergunta é: o que tem andado a ler a ERC até agora?
É que comentários do mais confrangedor primarismo, no “Diário de Notícias” e em quase todos os jornais, são diários há muito tempo, duma assiduidade notável, e expressão do nível cultural abaixo de cão do povo lusitano; e a ERC só agora deu por isso.
Todos pensávamos, incautamente, que a ERC lia os jornais online um dia ou outro. Mas não! De há vários anos para cá, só agora, finalmente, a ERC encontrou tempo, debruçou-se sobre a caixa de comentários do DN e ficou espantada. Sei que tem sempre entre mãos matéria transcendente, como o caso do senhor Ministro Adjunto, é verdade. Mas não podia o porteiro da instituição, nos momentos de ócio em que está conectado com o Facebook da namorada, passar uma vista de olhos nos jornais online para dizer a Suas Excelências Reguladoras a trampa que são os comentários vertidos nas respectivas caixas? 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário