terça-feira, 29 de maio de 2012

LIXO: SER OU NÃO SER

.
.

Vamos pôr-nos um desafio: definir lixo. Isso mesmo – dizer com precisão o que é lixo.
Pensando bem, é difícil. Lixo não é necessariamente uma coisa prejudicial, ou que provoque doença, ou esteticamente desagradável, cheire mal, seja contra a religião, semelhante a algum partido político. Nada disso. Naturalmente que para os serviços camarários é fácil porque aí os técnicos arranjaram um chavão: lixo são resíduos sólidos! Muito obrigado pela informação, mas não serve: o queijo é um resíduo sólido do leite e não é lixo. Talvez possa ser, mas analisar tal matéria é muito complicado neste momento.
Pode pensar-se que estou a perder tempo com uma inutilidade, o que até posso fazer dada a minha faixa etária, mas não estou. O lixo merece reflexão filosófica porque tudo que existe no planeta é importante – se não fosse, não estava cá – e o lixo não é objecto de muito respeito.
O homem, a criatura mais inteligente do universo até prova em contrário, começou a falar de lixo e agora não sabe o que é? Impossível! Tem de dizer o que é lixo, está bom de ver.
Por exemplo, o estrume cheira mal e geralmente é trampa de besta. É lixo? Depende. Depende?!!!...É relativo. Afinal, é fertilizante e pode alimentar as batatinhas a murro que acompanham o bacalhau à lagareiro. Estão a ver? Não o queremos no prato directamente, mas gostamos dele quando chega lá por portas travessas. É lixo? Não é! Mas não entramos em casa a pisar os tapetes persas com as botas cheias de estrume – aí é que está o problema.
Acho que estou a criar suspense excessivo e não devo; porque hoje aprendi o que é lixo e é minha obrigação compartilhar tal conceito filosófico fundamental com os que fazem o favor de ler este blog. Mas aviso já que foi preciso uma antropologista de nomeada, chamada Mary Douglas, autora de várias obras, para dizer à humanidade o que é essa coisa de que todos falam e ninguém sabe definir.
Então aí vai: Lixo é matéria fora do sítio.
Estavam à espera de quê? Vão dizer-me que nem toda a matéria fora do sítio é lixo; mas tenho dúvidas que não seja se assumirmos o termo num conceito amplo como merece. Pensem, por exemplo, no Relvas.
Só hoje tomei contacto com a matéria e ainda não tive muito tempo para reflectir. Mas vou fazê-lo e voltarei ao assunto quando tiver mais dados. Depois dou notícias.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário