domingo, 27 de maio de 2012

RELATIVIDADE

.
.
Antes e depois 
(Christine Lagarde, no tempo da primeira fotografia, praticava natação sincronizada com um ridículo clip no nariz)


Christine Lagarde, Directora do Fundo Monetário Internacional, conversou com a jornalista Decca Aitkenhead, do “The Guardian”, e disse muitas coisas, algumas polémicas. O principal foi isto:

P - Quando estuda o orçamento dos gregos e pede medidas que podem significar partos sem parteira, doentes sem medicamentos, velhos a morrer sozinhos e sem assistência, esquece isso e só olha para os números?

R - Não, mas penso mais nas crianças duma pequena escola do Níger, três sentadas em cada banco, com aulas só duas horas por dia e desejosas de aprender. Penso nelas a toda a hora porque acho que precisam mais de ajuda que as pessoas de Atenas. No que respeita a Atenas, também penso nas pessoas que a toda a hora fogem ao pagamento dos impostos

P - Mesmo mais do que nos que lutam para sobreviver sem trabalho e sem serviços públicos?

R - Também penso neles e acho que deviam ajudar-se colectivamente.

P - Parece estar a dizer aos gregos e a outros povos da Europa: tiveram belos dias, mas agora é a altura de pagar.

R - É verdade. Sim.

Aqui está a substância. O resto é palha; ou quase. É discutível a substância? Claro que é porque tudo é relativo. A situação em Portugal é má? Está na cara que é; mas na Grécia é pior. É muito má na Grécia? Quase péssima, mas no Níger é mesmo péssima. E no Benin, na Etiópia, em Moçambique? Não me falem: pior que péssima. É a relatividade.
O Fundo de que Lagarde é directora chama-se internacional. Tem um ângulo de visão de 360 graus. Para a perspectiva do FMI, a Europa representa para aí 20 ou 30 graus do problema. Lagarde está mais preocupada com outros 300 graus, ou mais – voilá!
Não façamos drama com a Europa. A Europa está mal porque, não sendo burra, se comporta como burra. E também como incauta. E galdéria. E fútil. E blá, blá, blá. Não há pachorra!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário