quinta-feira, 20 de março de 2014

'STRUGGLE' VS 'SNUGGLE'

.

A evolução de Darwin ocorria na base de mutações e da sobrevivência dos mutantes mais aptos. Tal sobrevivência tinha implícita a capacidade de resistir à hostilidade de outros seres vivos—à predação, fundamentalmente—e à hostilidade do meio. Dependia, em última análise, do fitness individual no struggle for existence.
Mostra a experiência que as coisas se modificaram alguma coisa, pelo menos  no que toca à espécie humana. As boas práticas sociais aliviaram de algum modo a pressão da hostilidade do meio, nomeadamente por efeito das sensibilidade cristã, e hoje a sobrevivência dos menos aptos está mais fácil. Se usarmos a terminologia anglo-saxónica, o struggle (lutar) foi substituído pelo snuggle ( aninhar) dos menos aptos. É também resultado da organização da sociedade, com repartição de tarefas—em que cada um é chamado a colaborar de acordo com a sua aptidão—sem que tal implique, pelo menos em teoria, tratamento diferente dos mais aptos.
Mas há outro aspecto decisivo—o da inteligência e do fitness colectivo. Actualmente, os actos mais simples envolvem cooperação inimaginável para o menos atento. O pequeno almoço tomado num café, pastelaria, leitaria, mesmo em casa, representa um acto de cooperação com uma multidão espalhada por todo o mundo—desde o café da Colômbia, ao açúcar de Cuba, ao trigo da Ucrânia, ao milho do Canadá, rebabá.
Ao contrário do que por vezes se diz, o mundo vai melhorando à medida que envelhece. Falo em envelhecer porque a vida na Terra estará a meio do seu trajecto (tem pouco mais de 4 mil milhões de anos). O eventual pessimismo reinante aqui e ali é louvável e produtivo. Significa que o homem tem noção de como devem  as coisas ser—mais justas e fraternas—e está desgostoso por ainda não se ter atingido estado mais diferenciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário