segunda-feira, 17 de julho de 2017

FIAT LUX

..

.
(Clicar na figura para ver a imagem completa)
.
A seguir ao Big-Bang, e por um tempo entre 300 e 1.000 milhões de anos, não havia estrelas: era a escuridão total no Universo, chamada Idade Cósmica Negra — talvez boa tradução para Cosmic Dark Age. Só quando a fusão do hidrogénio começou a ocorrer, surgiram as primeiras estrelas e, com elas, a luz — o fiat lux bíblico: "No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E Deus viu a luz, e foi bom, e Deus separou a luz das trevas".
Na passada semana, a 11 de Julho, o National Optical Astronomy Observatory, dos Estados Unidos, anunciou que astrónomos haviam encontrado 23 galáxias formadoras de estrelas de quando o Universo só tinha 800 milhões da anos, o que ajuda a precisar o momento do fiat lux.
Poderá estranhar-se falar em descobrir galáxias de quando o Universo tinha 800 milhões de anos mas é assim: embora a luz "ande muito depressa" (± 300.000 km por segundo), o Universo é muito grande e a luz dessas galáxias só agora está a chegar cá. Nestas coisas cósmicas, a luz parece um eléctrico da Carris!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário