sábado, 9 de fevereiro de 2019

GUERRA E VARÍOLA NA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

...
---
A colonização do continente americano, levada a cabo por portugueses e espanhóis a partir do fim do Século XV, provocou tantas mortes entre os povos indígenas que teve efeitos significativos no clima da Terra, levando a um drástico arrefecimento do planeta. 

Esta é a conclusão de um estudo da University College London (UCL), no Reino Unido, que avaliou todos os dados populacionais que conseguiu reunir sobre quantas pessoas viviam nas Américas antes da chegada de Cristóvão Colombo ao então chamado Novo Mundo, em 1492, calculando a forma como esses números mudaram nas décadas seguintes.

No estudo, publicado na revista científica Quaternary Science Reviews, os cientistas falam do “despovoamento em larga escala”, motivado por conflitos e pelas doenças levadas pelos europeus (varíola e sarampo, entre outras), concluindo que reduziu a população em 90%.

O elevado número de mortes levou ao abandono de imensas áreas de terras que acabaram por transformar-se em florestas de densa vegetação. Este processo retirou dióxido de carbono (CO₂) suficiente da atmosfera para provocar o arrefecimento do planeta.

Espera-se que não apareça por aí algum "Hitler" a promover o "despovoamento em larga escala", a fim de combater o aquecimento global. Sabe-se lá!...
---

Sem comentários:

Enviar um comentário