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Após a conquista da Mesoamérica, os espanhóis tentaram erradicar a dança indígena como parte da imposição do catolicismo. Quando se mostrou impossível extingui-la, os evangelizadores alteraram as danças para incluir o simbolismo e os temas cristãos. Remanescentes dessas formas de dança sincrética ainda existem em todo o México em lugares como a oficina de Felipe Horta em Tócuaro, uma pequena aldeia no estado de Michoacán. Por mais de 30 anos, Horta tem elaborado máscaras e fantasias demoníacas e coloridas para as peças de Presépio. As máscaras de madeira pintada de Horta e os fatos de lantejoulas costurados à mão são projectados para evocar a eterna luta entre o bem e o mal, transformando seus usuários em demónios e demónios semelhantes a dragões. Através da sua arte, Horta procura assegurar que as peças da natividade perdurem como uma peça das tradições vivas da região, não meramente folclore histórico. Este filme é parte da curta série de documentários do director mexicano Mariano Rentería Garnica sobre artesãos no estado de Michoacán, no Oeste do País.
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