segunda-feira, 14 de maio de 2012

VESTA OU BESTA?

.
.

Os asteroides são corpos celestes que vagueiam no Sistema Solar, sem qualificação para serem considerados planetas. Vêm do tempo da fundação do Sistema, mas não evoluíram da mesma forma que os planetas. A maior parte está concentrada entre as órbitas de Marte e Júpiter, no que se chana a cintura de asteroides. São muitos, mais do que as mães, mas quatro deles representam metade da massa de todos juntos: Ceres, Vesta , Palas e Hígia.
Vesta, o segundo em dimensão a seguir a Ceres, com cerca de 500 km de diâmetro, tem sido intensamente estudado nos últimos meses pela sonda “Dawn” da NASA. E que se descobriu sobre Vesta (não confundir com Besta)? Muita coisa sobre a sua formação há 4,5 mil milhões de anos, sobre a natureza das suas rochas e muitas outras coisas que seria um xarope estar a referir agora. O que interessa é dizer que, dada a composição da superfície do asteroide, comparando com os meteoritos que atingem a terra, pode dizer-se que cerca de 6% deles são-nos enviados por Vesta, com os melhores cumprimentos.
Espero que nenhum dos meus estimados leitores sofra algum dia prejuízos atribuíveis ao impacto dum meteorito. Mas, se tal acontecer, infelizmente, fica desde já avisado que o melhor é accionar judicialmente Vesta porque a probabilidade dele ser o responsável é razoável.
.
(A fotografia em cima mostra lindos cristais de meteoritos mandados por Vesta)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário