sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AINDA ALÉM DA TAPROBANA

.

Falava ontem duma sondagem do "Diário Económico" sobre o tema "Qual o melhor líder do PS?", e dizia que Tozé ia à frente do Zezito—injustamente embora se reconheçam himalaias de qualidade no desempenho do Tozé. É verdade; Tozé é um líder de mão cheia, coisa aliás reconhecida unanimemente no próprio PS. Mas o Zezito...! O Zezito...! Em boa verdade, não há quem lhe chegue aos calcanhares nesta Pátria, se exceptuarmos o Marquês de Pombal que, se não estou em erro, não foi Secretário-Geral do PS.
Hoje as coisas compuseram-se e o Zezito veio ao de cima, como a verdade e a cortiça: Zezito (23.990) vs Tozé (23.559). Isto no campeonato da Primeira Liga, bem entendido; porque na Segunda Liga ganhou Guterres (668), seguido por Sampaio (468), Mário Soares (430), Ferro Rodrigues (331) e Constâncio (244), uma escandalosa injustiça esta última.
Portanto, a nível socialista, o farol que orienta a navegação é Zezito e está certo. Já ontem me servi de Camões, o vate, para comentar a matéria e hoje volto a fazê-lo porque não encontro na humilde e fraca prosa que é a minha léxico para comentar o Zezito.
Zezito que conduziu as armas e os barões assinalados da ocidental praia Lusitana, por mares nunca dantes navegados (verdade absoluta esta) muito—mas mesmo muito—para além da Taprobana. Os barões da praia Lusitana chegaram à Trapalhana,  nome da actual Trafulhana, onde habita numerosa colónia de lusitanos, especialmente das classes mais favorecidas pelo sucesso económico.
Zezito é o homem/farol do PS. Zezito é estadista do campeonato de Júlio César, Cromwell, Bismarck, Bonaparte. Zezito há só um, o de Vilar de Maçada e mais nenhum.
Pois na ocidental praia Lusitana, os leitores do "Diário Económico" votaram em massa no Zezito e no Tozé, fazendo justiça; e consubstanciando a afirmação de cínicos evolucionistas que afirmam não ter o Homo sapiens razão para se considerar superior por ser o animal mais inteligente da Terra, dado que o segundo é o chimpanzé. Olaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário