terça-feira, 20 de janeiro de 2015

VARIAÇÕES HISTÓRICAS SEM DÓ

.


Henrique VIII era uma besta—é do conhecimento geral. Pelo menos, assim pensam muitos historiadores. Tinha os dentes cariados; uma úlcera na perna, eventualmente consequência da sífilis terciária que—dizem—havia contraído, mas que ele atribuía à perfuração por uma lança; sofria de obesidade mórbida; e teria tido seis mulheres, embora haja dúvidas sobre se este facto integra a qualidade de besta.
De todos os defeitos, admitindo que o último é defeito, parece que é ele o menos certo. Na realidade, oficialmente, Henrique VIII só teve três casamentos; ou antes, teve seis, mas três foram anulados e é como se não existissem. Não foram divórcios, no sentido de fim de casamentos por mútuo acordo, mas antes casamentos declarados  nulos. Assim, se alguém lhe dissesse que tinha tido seis mulheres, antes de ser decapitado era previamente desmentido—cada coisa a seu tempo.
Consta que também usava uma bolsa atada às cuecas para sobressair a virilidade, prática comum naquela época em que os valores eram outros; mas sobre isso é melhor não me pronunciar. Fico por aqui porque isto não é o "Charlie-Hebdo".
.

Sem comentários:

Enviar um comentário