sábado, 27 de março de 2010

PARA ALÉM DO DÉFICE HÁ O FMI


Miguel Sousa Tavares é um jornalista polémico. Embora a minha opinião tenha para ele a mesma importância que a opinião dele sobre mim teria, se a tivesse, acho que diz coisas perfeitamente bacocas, à mistura com tiros certeiros. No Expresso de hoje, por exemplo, diz assim, a terminar a crónica ali publicada:

[...] ao lado destes, há uns milhões que não querem entender nem saber de números e que acreditam que nada de essencial mudou e que o estado tem de garantir tudo o que lhes garante a épica Constituição de há 34 anos. E que, em última análise, não querem saber da dívida, nem de défice, nem de outras considerações “economicistas”. Porque, acreditam eles, se for preciso, não se paga a dívida. E quem paga, então? Talvez a Alemanha.

Isto aplica-se a muita gente e a primeira pessoa que me assalta o pensamento é Manuel Alegre, o poeta. É poeta e tem desculpa por isso. Mas a filosofia tem uma figura âncora, o Presidente da República - socialista - Jorge Sampaio, quando o governo era do PSD. Teve este "arrincanso": Há mais vida para além do défice.
Frase lapidar e passo certo para ultrapassar a Grécia, ou nos vermos gregos. Ah, "ganda xuxa"!!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário