domingo, 27 de maio de 2012

NAVIOS-HOSPITAIS

.
.
Imagem do paquete “Britannic”, o terceiro da classe Olympic da White Star Line, que icluiu o “Olympic” e o “Titanic”, de que era gémeo. 
Lançado ao mar em 1914, era para se chamar “Gigantic” mas, depois do fiasco do “Titanic”, a White Star perdeu a mania das grandezas e baixou a bola para “Britannic”.
Vemo-lo aqui requisitado pela Royal Navy durante a I Guerra Mundial, transformado em navio-hospital - o His Majesty’s Hospital Ship (HMHS) “Britannic”.
No dia 21 de Novembro de 1916, foi atingido por uma mina no Mar Egeu e afundou-se em pouco mais de uma hora. Serviu só dois anos. O “Titanic” serviu dois dias. O “Olympic", 24 anos.
A imagem foi tirada dum blog muito interessante dedicado a navios-hospitais e cujo link me foi enviado pelo colega das batalhas dermatológicas Pedro Masson, como eu entusiasta por navios, mar e piano-Jazz, a quem agradeço mais uma vez a colaboração.
Em baixo, mais duas imagens de navios-hospitais, do mesmo blog.
A legenda da última fotografia é também o link para um vídeo de Duke Ellington, um dos maiores pianistas de Jazz da história da música, que interpreta o clássico "Take the 'A' Train", com 1.742.698 visualizações  no YouTube (so far!), dedicado ao Dr. Pedro Masson.
 .
.
O americano USNHS "Comfort"

.
.

2 comentários: