domingo, 25 de janeiro de 2015

APEAMOS D. JOSÉ ?

.
.
A esquerda da ponta, mesmo ao virar da esquina, ganhou as eleições. Estou contente porque foi na Grécia—fica longe e vai servir de balão de ensaio a algumas nações da Europa, entre as quais Portugal.
Para a coisa ser perfeita, o Syriza devia ter maioria absoluta, de modo a percebermos se na prática a teoria é outra ou não—sem maioria, há sempre possibilidade de alijar carga para cima do outro: "eu queria, mas não posso". A ser assim, ficamos na mesma
Era uma surpresa e alegria se Alexis Tsipras desse a volta ao texto, como promete. Não tenho fé; apenas alguma esperança. Mas sei que não é o ser de esquerda ou direita, republicano ou monárquico, socialista ou democrata-cristão, do Benfica ou do Sporting que resolve os problemas. O que os resolve é inspiração, trabalho, honradez, vontade, colaboração dos cidadãos e muitas outras coisas; e sorte também.
Esperar para ver é o que se segue. Se Tsipras conseguir molhar a fralda  dessa malta que se reúne em Davos, é óptimo. Se puser os gregos com comportamentos mais normais, melhor ainda—estive três vezes na Grécia e custa-me a acreditar: são piores que nós. Se fizer a senhora Merkel borrar-se, temos de lhe fazer uma estátua no Terreiro do Paço e apear D. José.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário